TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Ensaios: Estudo Dirigido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO

1. Explique a diferença entre a abordagem contextual, desenvolvimental, a visão life- span e a abordagem transicional. Dê exemplo de cada um delas.

• Abordagem contextual: Associa o progresso na vida adulta com ângulos do contexto social, econômico e cultural no qual o indivíduo está inserido Neste sentido, afasta o realce constante em variáveis intrapessoais como esclarecedor de processos de desenvolvimento na vida adulta, para enfatizar o impacto de forças ambientais.

Exemplo: Uma senhora de 55 anos vai ter saúde ou não dependendo de como cuidou da sua saúde durante sua vida até aquele ponto e de outras tantas mudanças que podem acontecer ao seu corpo por questões que vão da genética ao convívio social.

• Abordagem desenvolvimental: Destaca o enfoque continuo do desenvolvimento adulto através de estágios. Schossberg, Waters e Goodman (1995) subdividiram esta categoria de teorias de três tipos: baseadas na idade, baseada na resolução de questões crucias especificas e as chamadas de domínio especifico (moral, cognitivo, etc.).

Exemplo: A teoria de Erikson (1950,1968) é um exemplo clássico de modelos focalizados na resolução de questões cruciais do desenvolvimento. Erikson (19680) postulou a existência de três estágios progressivos do desenvolvimento psicossocial, cada qual caracterizado pelo enfrentamento de questões crucias. O modelo de Erikson não vincula, de modelo estrito, os estágios de vida á idade. Neste modelo, a distinção entre estágios, como adultez jovem e adultez média, não delimita fronteiras cronológicas especificas. Erikson (1950,1968) não acreditavam que as crises evolutivas eram determinadas pela idade, embora estivessem associadas com determinada faixa etária. O autor considerava uma margem bastante ampla para a resolução das questões crucias do desenvolvimento que definiram seu modelo.

• Abordagem Life-span: Enfatiza a individualidade do sujeito por meio do ciclo de vida, em processos de continuidade e mudança. Ressaltando a possibilidade de desenvolvimento durante todo o curso da vida. Ou seja, mudanças de padrão a respeito da velhice.

Exemplo: A procura de idosos pela educação em programas educacionais ofertados, como universidades, cursos de línguas, de formação profissional, de reciclagem, em sistemas de aprendizagem aberta e de formação à distância. Portanto, o interesse e a motivação dessa parcela da população em adquirir novos conhecimentos, aumentar sua rede de suporte social ou construir suas próprias trajetórias apresenta um aumento no desempenho cognitivo, especialmente na linguagem e memória.

• Abordagem Transicional: Enfatiza eventos da vida que carecem mudanças e adaptações. Considerando que as transições são mais importantes que a idade cronológica para a compreensão e avaliação do comportamento do sujeito. Ou seja, o homem em sua essência e considerando-o nas suas particularidades, sentimentos e subjetividades.

Exemplo: O indivíduo tem 40 anos, mas adquire relevância se aos 40 anos ele tem filhos adolescentes, é recentemente divorciado, prepara-se para a aposentadoria, e assim por diante. Considera-se que o trabalhador diante da aposentadoria enfrenta problemas muito similares aos 50, 60, ou 70 anos. Da mesma forma, aqueles que casaram novamente enfrentarão tarefas similares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com