TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Artigos Científicos: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO

TEXTO : Reforma Psiquiátrica e Cidadania

1. Como o texto discorre sobre o estigma do paciente psiquiátrico?

Discorre desta forma, Configura-se assim, o que em psiquiatria denomina-se o estigma do paciente psiquiátrico, em que a maior amputação se constata na desqualificação, coisificação e conseqüente retorno ao ambiente manicomial, gerando a cronificação da vivência da doença mental, o estigma de ser ou ter sido um paciente psiquiátrico tem desdobramentos que podem ser analisados sob vários matizes. Antes de tudo, podem remeter a uma discussão sobre as projeções da sociedade acerca da loucura. Estas projeções não se dão de forma gratuita, mas obedecendo à lógica do paradigma racionalista que engendra o modelo da normalidade das sociedades moderna hegemonicamente capitalista.

2. Em relação á cidadania, quais os direitos dos portadores de transtornos mentais?

O direito de cidadania do doente mental deve ser o direito de receber assistência adequada, a garantia de participar da sociedade e de não ser pura e simplesmente jogado em depósitos, como ainda é uma realidade brasileira, na sua forma mais brutal, nos grandes hospícios públicos ou, nas formas mais sutis, em clínicas privadas e conveniadas.

3. Qual a visão do texto, em relação ao Projeto Paulo Delgado, para as questões da cidadania do portador de transtorno mental no país?

O projeto foi o fruto do esforço de todo um movimento que, embora tenha seus avanços e retrocessos, suas contradições e descontinuidades, consegue neste momento atual

consubstanciar-se como proposta concreta e viável a um futuro próximo de

resgate da cidadania do doente mental no Brasil.

4. O movimento da Reforma Psiquiátrica propõe a desinstitucionalização, partindo desse pressuposto comente...

A mudança do paradigma no tratamento do doente mental, de uma perspectiva manicomial e mudar para tratamento alternativo, com consentimento e participação do paciente e da família têm se mostrado como opção adequada e aceita pelos profissionais. Porém, percebe-se que os serviços prestados não vêm condizendo com o modelo proposto nos conceitos e objetivos relatados. Para que o processo de desinstitucionalização ocorra eficazmente é necessário uma melhor organização no atendimento prestado. Embora aspectos importantes da reforma estejam sendo abordados nos estudos, como a qualificação profissional, melhor infra-estrutura de trabalho e reinserção do paciente com sofrimento psíquico na sociedade, poucos são os relatos da concretização do novo modelo proposto.

5. Quais os três aspectos da vida social são reflexos das mudanças pela Reforma Psiquiátrica brasileira?

A organização social e suas práticas excludentes, a estrutura corporativista da

medicina mental e os interesses do mercado.

6. Como a relação do número CAPS podem influenciar no modelo de atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com