TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Anemias

Exames: Estudo Dirigido Anemias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

1) Defina: injúria; azotemia; taxa de filtração glomerular.

Injúria: é a perda abrupta da função renal, pode ocorrer em rins previamente saudáveis, em decorrência de outra doença, e também pode se sobrepor a doença renal crônica.

Azotemia: é caracterizada por níveis excessivos de compostos nitrogenados, como uréia e creatinina na corrente sanguínea. Esta condição ocorre geralmente devido à filtragem inadequada do sangue pelo rim ou insuficiência renal.

Taxa de filtração glomerular: mede a massa funcional renal, sua mensuração é um método preciso e direto de avaliação da função glomerular, e é mais sensível na detecção da diminuição da função renal antes da ocorrência de insuficiência renal.

2) Quais são os testes utilizados rotineiramente para a avaliação laboratorial da função renal? Por quê?

São realizados: Taxa de filtração glomerular, urinálise e concentração plasmática de ureia, creatinina e fósforo. Estes exames determinam a eficiência da função renal, e como e quais sedimentos estão sendo filtrados, se a filtração está sendo eficiente ou não.

3) Quais são os testes utilizados para a detecção precoce de lesão renal?

A taxa de filtração glomerular e a dosagem de creatinina são exames essenciais que podem detectar a lesão renal precocemente antes que seja caracterizada uma insuficiência renal. A mensuração da creatinina é realizada devido à sua produção ser estável e a sua excreção ocorrer via filtração glomerular.

4) Qual a importância da determinação da concentração de eletrólitos na urina? Quando deve ser mensurada?

A determinação da concentração de eletrólitos na urina aliada às suas concentrações plasmáticas avaliam a função dos túbulos renais. Na medicina veterinária devido a grande variedade individual dos pacientes esse recurso é limitado, portanto, a monitoração desses eletrólitos é útil em casos de intoxicação por antiinflamatorios, monitoração da nefrotoxidade por aminoglicosídeos, e após episódios de severa hipotensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com