TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Riquitsias

Trabalho Escolar: Estudo Dirigido Riquitsias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2015  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  358 Visualizações

Riquétsias são uma denominação referente à ordem Rickettsiales que abrange diferentes gêneros, entre eles: Coxiella, Ehrlichia, Rickettsia, Anaplasma e Haemobartonella.

Sobre estes microrganismos:

1. Quais são as células parasitadas por eles?

Geralmente tem como alvo macrófagos, células endoteliais e leucócitos, são dessa maneira parasitas intracelulares obrigatórios.

2. Qual o mecanismo de transmissão?

Hospedeiros animais e vetores artrópodes são reservatórios. Em artrópodes as riquetsias se replicam nas células epiteliais do intestino antes de se espalhar para glândulas salivares e ovários. Os microorganismos são transmitidos quando o artrópode se alimenta nos hospedeiros animais

3. Justifique o habitat intracelular.

As Rickettsia possuem organelas, entretanto, precisam de suplementação do meio intracelular para se multiplicar. As Rickettsia possuem uma membrana semipermeável, o que permite trocas com o meio.

4. Explique a patogenia de riquétsias.

A riquetsias intracelularmente produzem fosfolipase que lisa o fagossomos permitindo que o microorganismo escape ao citoplasma. Sua replicação no citoplasma induz efeitos citotóxicos.

5. Anemia, edema, imunodepressão, dispnéia, hemorragias, são alguns sinais e sintomas decorentes da infecção. Associe estas ocorrências com a patogenia.

Quando o microorganismo se replica dentro de células endoteliais produzem vasculite, aumento de permeabilidade vascular e hemorragias. Uma de pequenas vênulas e capilares começa a se desenvolver por causa da destruição vascular (proliferação das riquétsias dentro do citoplasma da célula endotelial). É isso que vai resultar em extravasamento do líquido microvascular hipoperfusão tecidual e petequias (exantema).

...