TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estáagio Em Dispensação

Pesquisas Acadêmicas: Estáagio Em Dispensação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

O estágio supervisionado em farmácia, coordenado pelo docente Professor Rodnei Vieira Veloso, da USF – Universidade São Francisco, foi realizado na Drogaria CAASP – Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo, no período de 12/08/2013 a 14/10/2013, cumprindo a carga horária prevista pela universidade de 267 hrs.

No campo de estágio, a supervisora foi a farmacêutica Solange Maria Biasetto Rojas, farmacêutica responsável da instituição concedente, que durante todo o período, instruiu, acompanhou e orientou as atividades exercidas.

A CAASP – Caixa de assistência aos advogados de São Paulo é um entidade sem fundos lucrativos destinada a prestar assistência aos inscritos no Conselho Seccional da OAB-SP, sendo uma parte de sua anuidade revertida a Drogaria, onde tem seu preço de custo e auxilio doença.

Apresentação

Neste relatório irei demonstrar a experiência referente ao estágio realizado na Drogaria CAASP – Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo, na cidade de Bragança Paulista- SP.

No estágio consegui aplicar meus conhecimentos que obtive na Universidade, acompanhando a farmacêutica na rotina diária de uma drogaria.

A dispensação de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade do farmacêutico, pois envolve a vida de um ser humano.

Para sua execução é necessária a aplicação de vários princípios e leis, tais como;

Lei 5991/73 SVS/MS- Dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e da outras providencias.

Portaria 344/98 SVS/MS- Regulamento técnico sobre substâncias de medicamentos sujeito a controle especial.

Portaria 06/99 SVS/MS- Altera a lei n 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e da outras providencias.

Resolução RDC n 27 SVS/MS de 30 de março de 2007- Dispõe sobre o sistema nacional de gerenciamento de produtos controlados – SNGPC, estabelece a implantação do módulo para drogarias e farmácias e da outras providências .

Resolução RDC n 306/04 SVS/ MS Regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

RDC 44- Boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácia e drogaria.

RDC 20- Dispoe sobre o controle de medicamentos a base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação.

A drogaria possui os seguintes documentos no estabelecimento:

I - Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Anvisa;

II - Autorização Especial de Funcionamento (AE) para farmácias, quando aplicável;

III - Licença ou Alvará Sanitário expedido pelo órgão Estadual ou Municipal de Vigilância Sanitária, segundo legislação vigente;

IV- Certidão de Regularidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia da respectiva jurisdição; e

V - Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, conforme a legislação vigente e as especificidades de cada estabelecimento.

RDC Nº 44, DE 17 DE AGOSTO DE 2009

Objetivo:

Adquirir conhecimento e vivencia na rotina diária de uma farmácia, quanto à dispensação, orientação e controle de medicamentos.

Descrição das Atividades

Em meu primeiro dia de estágio, fui apresentada à drogaria, onde comecei aprender à disposição dos medicamentos, por ordem alfabética. Na farmácia, os medicamentos são separados por classificação, os de referência, antibióticos, genéricos, perfumarias e os psicotrópicos são separados em armários com chave.

Medicamentos com data de validade mais próxima será disposta na frente dos outros medicamentos, com isso será vendido os que estão em cima primeiro, evitando assim a perda do mesmo, e não podem estar no alcance dos clientes.

Para fazer uma venda o cliente não pode estar inadimplente com a Ordem do Advogados a OAB, sendo assim pagando em dia a sua anuidade. Estando adimplente poderá assim fazer sua compra.

Toda troca ou devolução deverá ser autorizado pela a supervisora da sede, assim autorizado poderá fazer a troca. Fui também apresentada à alguns registros diários, como temperatura da farmácia e do refrigerador, sendo medido 2 (duas) vezes ao dia, uma pela manhã e outra à tarde, a temperatura da farmácia só poderá ser variada entre 16°C à 27°C, o calor em excesso altera as propriedades do remédio, fazendo com que ele perca o efeito ou até se torne prejudicial à saúde. A temperatura do refrigerador, pode variar de +2°C à +8°C ( não congelar). VER RDC Acompanhei também a limpeza e arrumação das prateleiras e gondulas, de acordo com as normas da ISO 9001. Ver isso

http://www.crfap.org.br/sitesed/crf1/conteudos/artigo/6495203150174783/erro-de-armazenamento-altera-fOrmulas-dos-remEdios

As refeições devem ser preparadas e ingeridas somente nos locais especialmente designados para tal.

Todos os integrantes da farmácia deverá usar jaleco

No dia seguinte, fui apresentada à ISO 9001, no qual a farmácia é toda normatilizada, sendo auditada em um período de 6 (seis) meses.

Existem padrões de execução, tais como: Tudo que é feito ter o modo e o jeito certo.

Não seguindo os padrões da ISO 9001, o auditor aplica uma ação corretiva, se sendo novamente auditada e a ação não foi regularizada/corrigida, será aplicada uma não conformidade. Após esta não conformidade, o auditor leva à sede e os responsáveis serão treinados novamente no processo da CAASP e norma ISO 9001.

Durante o dia acompanhei a farmacêutica em alguns processos de uma drogaria, tais como:

Atendimento ao cliente, atenção e assistência farmacêutica, promover a dispensação conforme receituário médico ou solicitação do cliente. Me orientou a observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com