TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES DO SISTEMA NERVOSO

Por:   •  13/3/2018  •  Seminário  •  4.068 Palavras (17 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 17

NEUROFISIOLOGIA (1º MÓDULO)

[pic 1]

FUNÇÕES DO SISTEMA NERVOSO

 Três funções básicas: sensitiva, integradora, motora;

  • Função sensitiva: a maior parte das atividades do sistema nervoso é iniciada pela experiência sensorial que emana dos receptores sensoriais, o que pode causar reação imediata do cérebro ou determinar reações corporais em alguma data futura. Quando uma informação somática atinge os receptores, ela pode ser transmitida, através dos nervos periféricos, para múltiplas áreas sensoriais: medula espinhal, em todos os níveis; na substância reticular do bulbo, da ponte e do mesencéfalo; no cerebelo; no tálamo; e nas áreas do córtex cerebral.
  • Função integradora: quando uma informação sensorial importante excita a mente, ela é imediatamente canalizada para regiões integradoras e motoras apropriadas do cérebro, para causar as respostas desejadas.
  • Função motora: controle da contração dos músculos esqueléticos, da contração do músculo liso nos órgãos internos e da secreção das glândulas, tanto exócrinas quanto endócrinas. Essas atividades são chamadas de funções motoras do sistema nervoso, e os músculos e as glândulas são chamados de efetores, porque executam as funções ditadas pelos sinais nervosos.

→ Manter uma vida de relação com o meio externo, fazendo com que o organismo se ajuste ao meio ambiente para sobreviver;

→ Avaliar consequências dos diferentes tipos informações e decidir sobre respostas adequadas;

O SNC é um centro integrador dos reflexos neurais. Os neurônios do SNC integram as informações que chegam a partir do ramo aferente do SNP e determinam se uma resposta é necessária.

A informação flui pelo sistema nervoso seguindo um padrão reflexo básico, denominado alça de resposta. Esta possui três componentes primários: um sinal de entrada, um integrador do sinal e um sinal de saída. Esses componentes podem ser divididos na seguinte sequência padrão de sete passos:

Estímulo → sensor ou receptor → via aferente → centro integrador → via eferente → alvo ou efetor → resposta

Um estímulo é o distúrbio ou mudança que dá início à via. O estímulo pode ser uma mudança na temperatura, no conteúdo de oxigênio, na pressão sanguínea, etc. O estímulo é percebido por um sensor ou receptor sensorial que continuamente monitora seu ambiente. Quando informado sobre uma mudança, o receptor envia um sinal, ou uma via aferente, que liga o receptor a um centro integrador. Este, então, avalia o sinal de entrada, o compara com o ponto de ajuste, e decide por uma resposta apropriada. O centro integrador então inicia o sinal de saída, ou via eferente. Este é um sinal elétrico e/ou químico que viaja para o efetor. O efetor, ou alvo, é a célula ou tecido que executa a resposta apropriada para trazer de volta a variável para dentro dos limites normais.

PRINCIPAIS NÍVEIS FUNCIONAIS DO SNC

Córtex cerebral (nível cerebral superior)  memoria, pensamento, linguagem, adequação de resposta subcorticais e emoções secundárias.

Tronco cerebral, cerebelo, gânglios da base, tálamo e hipotálamo (nível cerebral inferior)  pressão

arterial, respiração, equilíbrios, impulsos sexuais, emoções primárias.

Medula espinhal  via de passagem periférica p/ córtex, controle dos movimentos, controle dos reflexos de defesa contra dor, controle dos reflexos de sustentação do corpo, controle dos reflexos dos vasos sanguíneos, do trato gastrointestinal e do trato urinário.

NEURÔNIOS

Funções

O neurônio é a principal célula do sistema nervoso, sendo responsável pela condução, recepção e transmissão dos impulsos nervosos. 

Localização

Cérebro  16 bi  massa branca (1,3 bi) / massa cinzenta (6,2 bi).

Cerebelo  69 bi.

Demais regiões  0,7 bi.

Composição

Dentritos  prolongamentos receptores numerosos e especializados em receber estímulos de outras células e transmiti-los para o corpo celular; não são mielinizados; aumentam superfície receptora dos neurônios; mais delgados à medida que se ramificam; podem apresentar espinhos dendríticos.

Corpo celular (Soma)  Centros de funções metabólicas; contem núcleo e componentes citoplasmáticos; RE liso – cisternas hipolemais; ribossomos livres – corpúsculo de Nissl; complexo de golgi – neurotransmissores; mitocôndrias; proteínas do citoesqueleto.

Axônio  prolongamento cilíndrico efetor; transmitir a informação; unico para cada neurônio; constitui junto com seus envoltórios a fibra nervosa; tem diâmetro constante e não se ramifica muito; repassa o impulso nervoso; pode ser mielinizado ou amielínico; pobre em organelas; porção final muito ramificada.

Classificação funcional

Neurônios sensitivos (aferentes)  recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo para o SNC.

Neurônios motores (eferentes)  conduzem impulsos do SNC para as células alvo (músculos, glândulas e outros neurônios).

Interneurônios  atuam como conectores entre os neurônios.

Classificação anatômica

[pic 2]

Neurônios unipolares  possuem um corpo celular e um axônio. Não são muito frequentes e constituem, por exemplo, as células sensoriais da retina e mucosa olfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (803.2 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com