TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibromialgia

Por:   •  30/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 4

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma síndrome crônica com dores musculares generalizada e sensibilidade excessiva em muitas áreas do corpo.

Mas no passado era considerada como uma doença psicossomática (de origem psicológica). Seu reconhecimento como “doença real” só foi obtido em 1987.

As teorias atuais sugerem uma alteração nas áreas cerebrais responsáveis pela percepção da dor. Na verdade seria que o cérebro desses pacientes é extremamente sensível aos estímulos dolorosos. O que é indolor para a maioria das pessoas o paciente de fibromialgia recebe informações que são interpretadas como dor intensa.

Sendo essa doença um dos maiores mistérios da medicina, desafiando os médicos. Chegando a colocar o paciente em evidência, diante da desconfiança do médico, da sociedade e do seu entorno, por não ser uma doença diagnosticada nem provada por exames laboratoriais.

Chegando a sentir a inutilidade pelas dificuldades de concretizar tarefas muito simples dentro de casa ou no trabalho, o paciente tem que lidar com as emoções que provoca essa síndrome.

Até um diagnóstico médico, seu entorno não acredita muito ou pensam que é uma exageração do paciente, podendo assim criar desconfiança, principalmente no âmbito do trabalho. Colegas e chefes podem pensar em que seja mentira ou até mesmo que seja um preguiçoso. Causando assim um quadro maior de ansiedade ao paciente que consequentemente se transforma em um estado de ânimo baixo e as dores não diminuem, já que uma de tratamento para controlar essas crises e baixar o nível de estresse.

No seu entorno familiar começa pela não compreensão, já que as tarefas mais simples dentro de uma casa, ficam impossíveis de serem realizadas. Os sintomas são tão fortes que até mesmo sua vida intima fica afetada.

Dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos, mesmo assim o paciente apresenta ótimo aspecto, não apresentando nenhuma anormalidade física e tudo está normal.

Exceto para o paciente que chega ao desespero pela intensidade da dor e pelas crises de níveis altíssimo.

Desafiam os médicos os fatos de haver sido feitos exames de imagens, como radiografias, ultrassonografias, tomografias biopsias realizadas em músculos, tendões e ligamentos sem sinais de inflamação e mesmo assim provocar dores tão fortes como relatam os pacientes, seguindo de fadiga, depressão e ansiedade.

Mas nos últimos anos exames radiológicos mais modernos, mais ainda pouco usado no dia a dia conseguiram demostrar que pacientes com esta síndrome apresentam sinais precoces do envelhecimento do cérebro, apresentando redução da área cinzenta (local onde ficam os neurônios)

Se durantes essas investigações um exame laboratorial ou de imagem detectar alterações ou sinais inflamatórios (artrite) o diagnóstico de fibromialgia deve ser repensado.

Seria então comprovado motivo de tantas dores e poderia ser aplicado um tratamento direto e eficaz.

A fisiopatologia da Fibromialgia

Vários fatores que são frequentemente associados a esta síndrome.

  • Genética: Fibromialgia é muito decorrente em pessoas da mesma família o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome.
  • Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem ser envolvidas nas causas da fibromialgia
  • Alterações de hormônios
  • Distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade também pode ser ligados de alguma forma a síndrome.
  • Problemas para dormir aumenta as chances
  • É mais comum em mulheres do que em homens, em especial de 20 à 50 anos.

Sintomas

Além da dor generalizada e intensa essas dores estão presentes em diversas parte do corpo e o período para pacientes é o fator importante para os pacientes.

A crise pode durar pelo menos 3 meses.

  • Fadiga: Um sintoma comum do cansaço extremo, mesmo havendo dormindo por muito tempo se sentem cansadas, que em várias ocasiões e o sono é interrompidos pelas dores
  • Dificuldades cognitivas: Para estes pacientes a falta é mais difícil a concentração e focalização que exige um esforço mental.
  • Dor de cabeça, dor pélvica e dor abdominal sem nenhuma causa.
  • Dormência e formigamento nas mãos e pés
  • Palpitações, tonturas e inchaço
  • Redução na capacidade exercitar
  • Síndrome do intestino irritado
  • Também podemos falar de fatores isolados de combinados como mudanças hormonais, lesões repetitivas e traumas emocionais.
  • Irritabilidade
  • Depressão e ansiedade

   

Todas as pesquisas e resultados são totalmente e somente através da experiência clínica dos médicos.

Tratamento

Como todas as doenças e até mesmo para seu bem estar físico e mental fazer exercícios é muito positivo, e neste caso essenciais para os paciente de fibromialgia, diminuem as dores com uma porcentagem significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com