TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação e Secreção do LCR

Por:   •  5/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

1 - Formação e secreção do LCR

diáriamente são produzidos cerca de 500ml de LCR, sendo 2/3 secretado pelos plexos coróides e pelos 4 ventriculos, especialmente pelos 2 laterais.

Sendo assim, o LCR é secretado pelos ventriculos laterais e pelo 3º ventriculo. Deste, para para o 4 venrtriculo através do aqueduto e silvius. Uma vez dentro do 4 ventriculo, o LCR atravessa 3 orificios, 2 foramens de luschka e 1 foramen de magendie, até atingir a cisterna magna que se loxaliza atrás do bulbo de debaixo do cerebelo. Como a cisterna magna esta em contacto com o espaço subaracnoideo, o LCR flui então para este espaço que circunda os hemisférios cerebrais, passando depois pelas vilosidades aracnoides para o seio venoso sagital, entrando assim no sangue venoso.

É de referir que a secreção do LCR se deve ao movimento de ioês NA e CL para o interior da celula o que faz aumentar a quantidade de subatancias osmoticamente activas, fazendo com a agua se desloque atraves da membrana, fornecendo assim o liquido da secreção. Mutos processos ainda fzem com k o K+ e o bicarbonato saam da celula enquanto que a glicose entra....por difusão facilitada.

2.      Diferenças enre barreiras sangue-LCR e hemato-cefalica

como o nome indica, são barreiras exitentes no cerebro que separam nomeadamente o sangue do LCR e o sangue do liquido cerebral.

Estas barreiras existem tanto no plexo coroide quanto nas menbranas capilares dos tecidos, essencialmente em todas a areas do parenquima, execpto em algumas areas do hipotalamo, da gandula pineal e da área postrema.

As principais diferenças entre elas reisdem no facto de a barreira hemato-encefalica apresentar uma barreira capilar 500x sup á do sangue-lcr. Por outro lado apresenta um endotelio continuo e com tight-junctions, enquanto que a bareira sangue-LCR apresenta capilares fenestrados. Se por um lado a barreira sangue_lcr apresenta pinocitose activa, a hemato-encefálica apresenta pnocitose discreta. Esta tem tb mais mitocondrias, sendo gerida e mantida pelos astrocitos. Para finalizar a barreira hematoencefalica apresenta funções matabolicas, enzimaticas e reguladoras e de transporte, enquanto que a sangue-LCR apena tem como função o transporte e mto menos importante na generalidade ( mais imp para o calcio e leptina, apresentando sist de efluxo de acidos organicos fracos).

.     3 Exponha a génese do potencial de acção e suas bases iónicas

o potencial de acção corresponde a um potencial que occorre na membrana em resposta a um estimulo. Como sabemos as membranas possuem um portencial de repouso de cerca de -70mv. Quando recebem um estimulo que ultrapa-se o limiar, provoca a abrtura de canais d NA que deslocam o Na a favor do gradiente de concentração, o que torn o interior da menbrana cada vez mais positivo passando de um potencial d -70 para valoes mais positivos. Caso esse aumento ultrapasse a baerreira dos -55 que corresponde ao limiar, atinge-se um ponto sem regresso, onde a entrada de NA que entra na celula despolariza tanto a celula k se atinge cerca de um valor de +30. ao se atingir este valor 2 coisas contecem, os canais de NA são inactivados e os canais de K abrem-se occorrendo o fulxo de K ara fora da celula. Tal acontecimento provoca uma repolarização da membrana k volta á sua vltagem anterior de -70. porém os canais de K n se fexam automaticamente, deixando sair inda mais NA para foa o k faz com k a membrana adopte um potencial inda mais negativo e polarizado, a vlta de -90. a isto chama-se fazse de hiperpolarização, que tem tendencia a normalizar com o tempo.

Aquando destas sequancia de acontecimentos gera-se então um potencial que se tranforma num potencial de acção....

5.      Defina um neurotransmissor e explique porque os neurotransmissores sãoclassificados em neurotransmissores excitatórios e inibitórios

neurotransmissor consiste numa substancIa libertada numa sinapse e que possui acções pos-sinapticas, provocando um efeito rapido na polaridade da menbrana. Caso provoque uma despolarização da mebrana denominam-se neurotransmissores excitatorios, como é o caso d ACH que se liga a canais da menbrana provocando o influxo de NA e o efluxo de K em menores kuantdades, o que torna o interior da menbrana mais posotivo provocando um potencial de acção.

Por outro lado, caso o neurotransmissor provoque uma hiperpolarização das menbrana, estamos perante um neurotransmissor inibitorio, cmo é o caso do GABA. Este, unese á menbrana em sitios de ligaçã de canais, provocando um influxo na celula de ioes Cl- o que torna a meenbrana hiperpoolarizada, impedidndo de certo modo a formação de um potencial de acção...

7.      Explique succintamente a formação. Composição, circulação e significado

funcional da linfa

a composição da linfa é semlehante ao plasma mas com os seus contituintes em menores concentrações. Apresenta portanto, electrólitos, proteinas como a albumina e globulinas, lipidos, azoto não proteico, enzimas,anticorpos e elementos figurados, especialmente linfocitos.

Quanto á sua formação,á que referir que a linfa corrsponde a liquido intersticial que entra nos linfáticos. A interacção entre o sangue e o liquido intersticial é regulado por diferentes factores como por exemplo a parede capilar, pressões hidrostaticas e pressão oncotica.

A parede caoilar é mto permeavel a K+, NA+ e ureia, enquanto que é pouco permeavel a glicose, proteinas, Ca+.

A movimentação de substancias entre estes 2 compartimentos deve-se tambem como já dissemos as pressões hidrostaticas e á pressão oncotica ( desenvolvida pela albumina) e a sua relação.

Assim, o liquido escapa dos extremos arteriais capilares para os espaços intersticiais uma vesta que a pressão hidrostatica é maior que a pressão oncotica. Este movimento so o acompanham poucas proteinas. Logo quando o liquido e reabsorvido nos extremos venosos dos capilares ( visto que a pressão oncotica é maior que a hisrostatica)a mior parte das proteinas pode ser absorvido de novo. Portanto, as protreinas acumulam-se suessivamente no liquido intersticial aumentando a pressão clodosmotica do tecido.

A linfa é extremamente importante uma vez que destroi e combate bacterias e agentes patogenicos invasores do copor humano. Esta fnção deve-se á grande quantidade de linfocitos que tem papel imp na imunidade e combate a agentes nocivos. Assi, a linfa serve de filtro retendo e destruindo agentes patogenicos que n voltam a entrar na circulação sanguinea.

8.      Funções do SNA

o SNA tem como função inervar a maioria dos orgãos periféricos do corpo, é excepção do tecido muscular esquelético.

É um sistema efector e invlountário, um sistema motor invlountário visceral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com