TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funçoes Dos Orgãos

Trabalho Escolar: Funçoes Dos Orgãos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Pele:

A pele pertence ao sistema tegumentar tendo suas principais funções: a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.

Esôfago:

O esôfago é um órgão muscular que tem a função de transportar o alimento da faringe até o estômago através de movimentos peristálticos e da ajuda da gravidade. Ele possui aproximadamente 30 cm de comprimento e desce desde da região cervical, passando pelo tórax e finalmente alcançando o abdome,sendo que localiza-se atrás da traquéia, cruza posteriormente o arco da aorta e também o brônquio principal esquerdo.Há 4 regiões onde o esôfago é mais estreitado: no seu início, quando ele cruza o arco da aorta, quando está atrás do brônquio principal esquerdo e finalmente quando atravessa a abertura do diafragma. Ele faz parte do sistema digestório.

Vesícula biliar:

A vesícula biliar é um órgão muscular responsável pelo armazenamento da bile e está presente na maioria dos vertebrados. No ser humano é um saco membranoso no formato de pêra, que se situa abaixo da superfície do lóbulo direito do fígado, logo atrás das costelas inferiores.

A função da vesícula é armazenar a bile segregada pelo fígado, que chega nela através dos condutos hepático e cístico e lá permanece até ser solicitada pelo aparelho digestório.

Faz parte do sistema digestório.

Traquéia:

A traquéia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecido por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões. Seu tamanho em um indivíduo adulto é entre 15cm à 20cm de comprimento e 1,5 à 2,5 de diâmetro. Inicia-se na borda inferior da cartilagem crinóide (é um anel completo de cartilagem que fica ao redor da traquéia) até aproximadamente a 5ª vértebra torácica . A função da traquéia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios. Faz parte do sistema respiratório.

Tireóide:

A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoidianos na corrente sangüínea. Estes hormônios, também conhecidos como T3 e T4, agem em quase todas as células do corpo, e ajudam a controlar suas funções. Se os níveis destes hormônios tireoidianos no sangue estão baixos, seu corpo funciona mais lentamente. Esta condição se denomina hipotireoidismo. Se existe um aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos no sangue, seu corpo trabalha mais rapidamente. Esta condição se denomina hipertireoidismo.Faz parte do sistema endócrino.

Aorta:

A aorta é a principal artéria do corpo humano. Ela sai do ventrículo esquerdo do coração e segue em direção a raiz do pulmão esquerdo. Depois ela passa através do diafragma até chegar ao abdômen e se divide, no nível da quarta vértebra lombar, nas artérias ilíacas direita e esquerda. Delas se nutrem as vísceras pélvicas e os membros inferiores.

Logo após sair do coração, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com