TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Endocrina

Trabalho Universitário: Função Endocrina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Fígado é a maior glândula do corpo humano. Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos. Localiza-se no hipocôndrio direito, epigástrio e pequena porção do hipocôndrio esquerdo, sob o diafragma e seu peso aproximado é cerca de 1,3-1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Em crianças é proporcionalmente maior, pois constitui 1/20 do peso total de um recém nascido. Na primeira infância é um órgão tão grande, que pode ser sentido abaixo da margem inferior das costelas, ao lado direito. Os adjetivos relacionados com este órgão, "hepático" e "hepática".

O componente básico histológico do fígado é a célula hepática, ou hepatócito, estas são células epiteliais organizadas em placas. A unidade estrutural hepática chama-se lóbulo hepático. Em seres humanos estes lóbulos estão juntos em parte de seu comprimento. Os hepatócitos estão dispostos nos lóbulos hepáticos formando como se fossem pequenos tijolos, e entre eles vasos chamados sinusoides hepáticos, e estes são circundados por uma bainha de fibras reticulares. Os sinusoides contêm macrófagos, chamados de células de Kupffer, que vão desempenhar diversas funções.

O fígado recebe suprimento sanguíneo da veia porta hepática e das artérias hepáticas. A veia porta supre aproximadamente 75% do volume sanguíneo do fígado e transporta sangue venoso drenado do baço, trato gastrointestinal e seus órgãos associados. As artérias hepáticas fornecem sangue arterial para o fígado, correspondendo aos 25% de volume restantes. A oxigenação do órgão é realizada por ambas as fontes sendo que aproximadamente 50% da demanda de oxigênio do fígado é suprida pelo fluxo da veia porta hepática. O sangue transita pelos sinusóides hepáticos até a veia central de cada lóbulo, que coaslece nas veias hepáticas, que por sua vez deixam o fígado e drenam para a veia cava inferior.

O funcionamento dinâmico e complexo do fígado, podemos dizer que uma das suas principais atividades é a formação e excreção da bile; as células hepáticas produzem em torno de 1,5 l por dia, descarregando-a através do ducto hepático. A

transformação de glicose em glicogênio, este conhecido como amido animal, e seu armazenamento, se dá nas células hepáticas. Ligada a este processo, há a regulação e a organização de proteínas e gorduras em estruturas químicas utilizáveis pelo organismo da concentração dos aminoácidos no sangue, que resulta na conversão de glicose, esta utilizada pelo organismo no seu metabolismo. Neste mesmo processo, o sub-produto resulta em uréia, eliminada pelo rim. Além disso, paralelamente existe a elaboração da albumina, e do fibrinogênio, isto tudo ao mesmo tempo em que ocorre a desintegração dos glóbulos vermelhos. Durante este processo, também age em diversos outros, tudo simultaneamente, destruindo, reprocessando e reconstruindo, como se fossem vários órgãos independentes, por exemplo, enquanto destrói as hemácias, o fígado forma o sangue no embrião; a heparina; a vitamina A a partir do caroteno, entre outros.

O fígado, além de produzir em seus processos diversos elementos vitais, ainda age como um depósito, armazenando água, ferro, cobre e as vitaminas A, vitamina D e complexo B.Durante o seu funcionamento produz calor, participando da regulação do volume sanguíneo; tem ação antitóxica importante, processando e eliminando os elementos nocivos de bebidas alcoólicas, café, barbitúricos, gorduras entre outros. Além disso, tem um papel vital no processo de absorção de alimentos.

2. PRINCIPAIS FUNÇÕES

- Produção de bile;

- síntese do colesterol;

- conversão de amônia em uréia;

- desintoxicação do organismo;

- síntese de protrombina e fibrinogênio (fatores de coagulação do sangue);

- destruição das hemácias;

- síntese, armazenamento e quebra do glicogênio;

- emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile;

- lipogênese, a produção de triglicérides (gorduras);

- Armazenamento das vitaminas A, B12, D, E e K;

- Armazenamento de alguns minerais como o ferro e o cobre;

- Síntese de albumina (importante para a osmolaridade do sangue);

- Síntese de angiotensinógeno (hormônio que aumenta a pressão sanguínea quando ativado pela renina);

- Reciclagem de hormônios;

- No primeiro trimestre de gestação é o principal produtor de eritrócitos, porém perde essa função nas últimas semanas de gestação.

3. FUNÇÃO ENDOCRINA

Síntese proteica: O fígado sintetiza quase todas as proteínas plasmáticas mais importantes entre as quais a albumina, transportadores de hormonios, fatores da coagulação e fibrinolíticos, fibrinogénio, diversos fatores de crescimento, globulinas, lipoproteínas, entre outras. É capaz também de sintetizar todos os aminoácidos não essenciais e outros peptídeos de menor tamanho dos quais se destaca a glutationa (um tripeptídeo). Cerca de 90% da glutationa plasmática tem origem no fígado sendo crítica na proteção contra o stress oxidativo em múltiplos órgãos. Apesar de o fígado não ser considerado um órgão do sistema endócrino tem a capacidade de converter importantes hormonios e vitaminas numa forma mais activa. Destaca-se a hidroxilação inicial da vitamina D, a desiodinização da tiroxina (T4) em triiodotironina (T3) e a síntese de IGF-1 em resposta ao hormonio de crescimento produzida na hipófise. Para além disso, tem também um papel importante na degradação de diversas hormonios.

3.1. SÍNTESE DE BILE E SECREÇÃO BILIAR

A bílis é sintetizada a partir de substâncias como a hemoglobina retirada do sangue, as células hepáticas produzem a bile que é transportada por capilares e ductos biliares até a vesícula biliar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com