TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glândulas Endócrinas

Artigos Científicos: Glândulas Endócrinas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Paratireóides

As glândulas paratireóides são quatro glândulas endócrinas que se situam posteriormente à glândula tiróide , medem cerca de 3 x 6 mm, com peso total de, aproximadamente, 0,4 gramas e possuem uma coloração amarelada .As quatro glândulas podem ser descritas como um par de paratireóides superiores e um par de inferiores, atendendo à sua localização relativa. É também comum a presença de mais do que quatro paratireóides, podendo existir seis ou mesmo oito. Estas glândulas produzem paratormônio (PTH), a principal hormônio da regulação da concentração de cálcio no sangue.

A irrigação sanguínea das paratireóides é feita sobretudo pelas artérias tiroideias inferiores, pela sua proximidade, no entanto, podem também receber irrigação das artérias tiroideias superiores. A drenagem venosa faz-se para o plexo tiroideu. A drenagem linfática é feita para os gânglios cervicais profundos e para os paratraqueais.

As paratireóides apresentam dois tipos de células: as principais e as oxifílicas. As células principais são menores e abundantes, e são elas que secretam a PTH. As células oxífilicas são maiores, mais eosinófilas e têm função desconhecida. Cada glândula é envolvida por uma cápsula própria, da qual se projetam feixes de tecido conjuntivo que dividem o interior da glândula em lóbulos.Os dois tipos de células, principais e oxífilicas, são sustentadas por uma matriz de tecido conjuntivo reticular e adiposo.

A função principal das paratireóides é manter o nível de cálcio no sangue dentro do estreito limite apropriado ao funcionamento dos sistemas nervoso e muscular. Receptores de cálcio na glândula são ativados quando este elemento atinge determinado nível, libertando a paratormona na corrente sanguínea.

O paratormônio (PTH) é uma proteína pequena que participa no controlo da homeostase de cálcio e fosfato, e da fisiologia do osso. O seu efeito é antagónico ao da calcitonina : aumenta o nível de cálcio no sangue estimulando a quebra dos osteoclastos para libertar cálcio ; aumenta a absorção de cálcio no intestino através da ativação da vitamina D; promove a reabsorção de cálcio nos rins. Tudo isso se traduz num aumento rápido e sustentado da quantidade de cálcio no sangue. Além disso, afeta a percepção de bem-estar, e a ausência de PTH pode estar associada a fadiga e ansiedade.

Ovários

Folículo: Folículo no ovário ou folículo de Graaf como também é conhecido são estruturas que contém oócitos. O número e o tamanho dos folículos irá variar de acordo com a idade e o estado de reprodução da mulher. Com o passar dos anos o número de folículos vão diminuindo devido a ocorrência da apoptose que nada mais é do que a morte de células, mas este processo é normal e ocorre em todos os seres humanos.O folículo de Graaf ou ovariano se maturam na fase secretora para que ocorra o ciclo reprodutivo da mulher.

O ciclo reprodutivo é composto por duas fases: a primeira é chamada de proliferativa que tem seu início no primeiro dia da menstruação e vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com