TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA PRATICO CUIDADOR IDOSO

Por:   •  15/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

GUIA PRÁTICO DO CUIDADOR

“Cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade”

Recomendações ao acompanhante (cuidador):

Preparando o ambiente

  • Ambiente bem iluminado, luz de sinalização nos corredores;
  • Escada com corrimão, faixas ou piso antiderrapante;
  • As cadeiras, camas, poltrona e vasos sanitários altos;
  • Retire tapetes, capachos, tacos e fios soltos, para facilitar a circulação e evitar acidentes;

Higiene

Higiene oral: É muito importante fazer a higiene da boca, língua e prótese dentária, principalmente em pacientes acamados para evitar cáries, dor de dente e inflamação da gengiva. Se o paciente consegue escovar os dentes sozinho deve-se encorajado a fazer. Também é comum a pessoa idosa ter uma diminuição da estrutura óssea, que em muitas vezes gera desconforto e possíveis lesões na gengiva.

Banho: O cuidador deve estimular o idoso, sempre que possível a realizar sua higiene de forma independente, preservando a autonomia e independência sem que comprometa sua eficiência e segurança. Utilizar barras de apoio, tapetes antiderrapantes e cadeira de banho sempre que necessário e checar previamente a temperatura da água.

Higiene intima e troca de fraldas: Deve ser feita no banho diário e sempre após a pessoa urinar e evacuar. Manter a pele limpa e sem umidade evita o surgimento de assaduras e feridas

Vestuário: Fique sempre atento ao vestuário e sua organização, visando o conforto, a segurança e o bem-estar do idoso. Manter a autonomia da pessoa idosa constitui o princípio básico na execução desse cuidado. Auxilie-a e não decida por ela o que vai ou não vestir.

[pic 1]

Paciente traqueostomizados

A cânula de traqueostomia deve ser limpa pelo menos uma vez ao dia, porém se houver muita secreção pode-se fazer a limpeza várias vezes ao dia. Se a cânula for de plástico a limpeza deve ser feita com um cotonete umedecido em soro fisiológico.

Se a cânula for de metal deve-se retirar a cânula interna (mandril) e lavar em água corrente, limpando com uma gaze ou cotonete.

Aspiração: deve ser feita quando necessário, cuidador deve estar utilizando luv

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com