TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Geral

Trabalho Universitário: Ginastica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A ginástica é uma atividade existente há milhares de anos e vem sendo

utilizada de várias formas e em diferentes manifestações ao longo do tempo. Sua

história se confunde com a própria história do homem.

A ginastica surgiu na pré-história era entendida como toda pratica de atividade física. Com passar dos tempos ela foi se afirmando se modificando e sistematizando-se. A necessidade de sobrevivência do ser humano obrigava ele a aprender a defender-se, atacar e caçar. Essas necessidades eram passadas de gerações para gerações fazendo parte também de jogos, rituais e festas.Na idade media os militares tiveram a atividade física, como preparação para lutar nas cruzadas, e a esgrima era utilizada para tornar o homem forte e apto para as batalhas. Na idade moderna os turcos passaram a valorizar a atividade física como educação relacionada à pedagogia, filosofia e técnica surgindo à sistematização da ginastica. A atividade física teve um papel importante para auxiliar a medicina na recuperação da população industrial, corrigindo vícios posturais relacionados ao trabalho.

A prática da ginástica é essencial para o indivíduo, pois contribui para o

desenvolvimento integral do mesmo considerando os aspectos físico, cognitivo,

social e psicológico do ser humano.

Ao longo do século XX, a Educação Física, seus objetivos e propostas foram

se modificando. O modelo militarista e médico higienista dão lugar à educação do

movimento. Darido (2003) afirma “ser essa a única forma capaz de promover a

chamada educação integral, pois a educação física é um meio da educação”

A ginastica Brasileira teve uma grande influencia das escolas alemã, sueca e francesa. O dicionário Aurélio da Língua portuguesa diz que a palavra Ginastica vem do grego GYMNASTIKÉ e significa a “arte ou ato do exercitar o corpo para fortifica-lo e dar-lhe agilidade”. O conjunto de exercícios corporais no solo ou com auxilio de aparelhos aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos e etc.

A ginastica é campo muito amplo que pode ser dividido em varias partes.

Ginastica de condicionamento físico: englobam todas as modalidades que tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo normal e/ou do atleta.

Ginastica de Competição: reúnem todas as modalidades competitivas. Ex: artística, rítmica, aeróbica etc.

Ginastica Fisioterápica: responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Historia-Da-Ginastica/391632.html data acesso 06-03-2014

O presente trabalho busca enfatizar os fundamentos da gisnástica de demonstração. A sua principal característica é a não competitividade tendo como função principal a interação social entre os participantes e o papel artístico.

A ginástica para todos é um campo bastante abrangente da ginsatica, valendo-se de vários tipos de manifestações tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentadas através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginásticas. O objetivo é promover o lazer saudável, proporcionando o bem estar físico, psíquico e social aos praticantes favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quanto as possibilidades de execução, gênero, idade, utlilização de elementos materiais, musicais e coreógrafos, havendo a preocupação de apresentar, - neste contexto, aspectos da cultura nacional sempre sem fins competitivos. Referencia: SANTOS, Jose Carlos Eustaquio , ginástica para todos : elaboração de coreografias e organização de festivais. 2. Ed. Editora Fontoura . Jundiaí SP. 2009 p. 28

Desenvolvimento

Na historia da GG surgem manifestações e festivais.

Segundo Ayoud (2003) em comparação ao continente europeu a GinásticaGeral é uma manifestação da cultura corporal pouco difundida no Brasil. (citação xérox pag 24)

O primeiro festival internacional segundo a Federação Internacional de Ginastica ( FIG) foi a Gymnaestrada sem finalidade competitiva, em 1953 na Holanda. Tinha característica de apresentação e de congraçamento. Desde então tornou-se um evento oficial do calendário da FIG .

Segundo Féderation Internationale de Gymnastique (2003), a FIG é a federação

internacional de esportes responsável pelo esporte ginástica, e a ginástica compreende sete disciplinas/modalidades: Ginástica Geral; Ginástica Olímpica Masculina; Ginástica Olímpica Feminina; Ginástica Rítmica; Trampolim; Ginástica Aeróbica Esportiva; e Esportes Acrobáticos.

Em Féderation Internationale de Gymnastique (2003), lê-se que a Ginástica Geral é de suma importância, sendo a base para todas as outras modalidades ginásticas e incorporando uma enorme diversidade de movimentos e exercícios: “Ginástica Geral oferece um mundo de oportunidades para pessoas de todas as idades e é a modalidade de “Esporte Para Todos” da Federação Internacional de Ginástica” (p. 2).

Isto não quer dizer que a Ginástica Geral não possa ser competitiva, apenas não é a sua principal característica. Segundo CBG (2002), numa definição de Ginástica Geral, citando a FIG (2002): A Ginástica Geral oferece atividades esportivas variadas para todos os grupos, tratando-se principalmente de programas gímnicos com e sem aparelhos, colocando acento sobre as características e tradições nacionais e culturais. Favorece a saúde, a condição física bem como a integração social, contribuindo para o bem estar físico, psíquico e social. A Ginástica Geral é, primeiramente, uma atividade praticada regularmente dentro de uma organização de treinamento e jogo. O prazer de praticar o esporte situando-se em um primeiro plano. O objetivo desta atividade consiste em manter e melhorar as performances individuais e também coletivas. A Ginástica Geral oferece as experiências estéticas de movimento aos participantes e ao público expectador. Compreende manifestações e competições – exceto a Gymnaestrada, que é a manifestação mundial oficial da Federação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com