TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glândulas

Tese: Glândulas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Glândulas

Embora elas se originem na camada epidérmica, todas as glândulas da pele estão localizadas na derme onde são sustentadas fisicamente e recebem nutrientes. As glândulas da pele são exócrinas, porque são glândulas que secretam externamente lançando suas secreções diretamente ou através de ductos.

Glândulas Sebáceas

Geralmente chamadas de glândulas oleosas, as glândulas sebáceas estão associadas com folículos pilosos, já que elas se desenvolvem a partir do epitélio folicular do pelo. São glândulas holócrinas que secretam sebo para a haste do pelo. O sebo, que consiste principalmente em lipídios, é dispersado ao longo da haste do pelo na superfície da pele onde lubrifica e impermeabiliza a camada córnea e também impede que o pelo se fragilize. Se os ductos das glândulas sebáceas forem obstruídos por alguma razão, as glândulas podem se infectar, resultando em acne. Hormônios sexuais regulam a produção e secreção de sebo e a hiperatividade das glândulas sebáceas podem resultar em problemas sérios de acne, particularmente durante os anos da adolescência.

Hiperatividade da Glândula Sebácea

O sebo é sintetizado continuamente pelas glândulas sebáceas e secretado para a superfície da cútis por meio do óstio do folículo piloso. A excreção de lipídios pelas glândulas sebáceas é controlada pela ação hormonal.

A hiperatividade da glândula sebácea está associada ao seu aumento, sendo denominada glândula sebácea hipertrofiada. Essa hiperatividade ocorre quando há desequilíbrio entre a produção e a capacidade de secreção de sebo, que leva a um bloqueio de sebo no folículo piloso ou não da inflamação e resultando na hiperatividade da glândula. Pode ocorrer queratinização (ceratinização) anormal dos folículos polissebáceos, provocando massas vermiformes de queratina e sebo que obstruem os folículos pilossebáceos, formando o comedão.

A inflamação do tecido ocorre quando há o aumento do fluxo sebáceo (chamado de quadro seborreico) e presença de bactéria. Quando o folículo sebáceo se oclui, ele facilita a ação das bactérias, que utilizam o sebo como fonte de alimento.

O resultado da hiperatividade sebácea é a seborreia, podendo apresentar-se em maior ou menor intensidade, sendo diferenciada de paciente para paciente.

O aumento da produção dos hormônios chamados “andrógenos adrenais”, que provocam o aumento dos folículos pilossebáceos e da produção de sebo no rosto, nos ombros, no colo e nas costas, ocorre em adolescentes e adultos. Ao produzir muita gordura, entope-se o canal, rompendo as paredes e espalhando o excesso de sebo até a derme. Devido a um defeito na formação celular, há uma produção excessiva de ceratina que obstrui o orifício folicular e leva à formação dos comedões em áreas ricas em glândulas sebáceas.

Glândulas Sudoríparas

Glândulas sudoríparas, geralmente chamadas glândulas do suor, transpiram ou excretam o suor sobre a superfície da pele. A transpiração é composta de água, sais, uréia, ácido úrico, e serve não apenas para o resfriamento através da evaporação, mas também para a excreção de certos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com