TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O POTENCIAL DO MERCADO GLS NO BRASIL

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VALE DO JURUMIRIM

FACULDADE EDUVALE AVARÉ

DOUGLAS LUIZ MONTEIRO PINTO

O POTENCIAL DO MERCADO HOMOSSEXUAL NO BRASIL

                                

Avaré

2018

DOUGLAS LUIZ MONTEIRO PINTO

O POTENCIAL DO MERCADO HOMOSSEXUAL NO BRASIL

Pré projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social hab. Publicidade e Propaganda da Faculdade Eduvale de Avaré.

Professora Orientador Ms. Luiz Claudio da Silva Pinto

Professor Co-Orientador Ms. Luiz Henrique Figueiredo

AVARÉ

2018


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        REVISÃO DE LITERATURA        2

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        OBJETIVO        4

4.1.        GERAL        4

4.2.        ESPECIFICOS        4

5.        HIPÓTESES        5

6.        METODOLOGIA        5

7.        CRONOGRAMA        6

8.        REFERÊNCIAS        6


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto visa apresentar, analisar e compreender o mercado homossexual, para assim, identificar e mostrar o grande potencial de crescimento e ampliação desse mercado. Levando em consideração o cenário para as empresas.  Pois oferecer produtos e serviços voltados ao público Homossexual pode ser muito lucrativo e vantajoso. Segundo dados do IBGE de 2010, existem pelo menos 67,4 mil casais formados por pessoas do mesmo sexo, correspondendo a 0,18% da população. De acordo com a ABGLT-Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, em 2016 existiam cerca de 17,9 milhões de homossexuais no Brasil. Visto que essa população é tão grande e em crescimento é um nicho de mercado que chama a atenção das empresas, que visam esse público como possíveis consumidores de suas marcas e produtos. De acordo com a “Out Leadership”, uma associação internacional que desenvolve iniciativas para o público gay, o potencial financeiro do público homossexual no Brasil é estimado em US$ 133 bilhões – aproximadamente 10% do PIB nacional (SCRIVANO; NETO, 2015).

E como muitas empresas e marcas ainda tem uma certa resistência para enxergar o grande potencial de consumo do público GLS sigla para Gay Lesbicas e Simpatizantes, o projeto vai mostrar que investindo nesse nicho de mercado de forma criativa e correta, pode trazer grandes resultados de ganhos e crescimento.

Pois como esses consumidores tem um crescimento constante e grande poder de consumo, os resultados que pode se conquistar são enormes.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Conforme menciona, Pereira (2016), as relações com o público homossexual, sofrem constantes mudanças em decorrências das transformações da sociedade, e a quebra de paradigmas e preconceitos, e com isso as empresas e marcas assumindo uma atitude mais responsável sobre o tema e esses consumidores. E como é possível ver este assunto está em ascensão na mídia, cada vez mais, com inclusão de peças culturais e publicitárias voltadas a este público e assunto. Essas representações são muito importantes, pois como salienta a psicóloga Adriana Nunan (2003), os meios de comunicação têm o poder de estimular debates e diálogos.

O movimento gay está cada vez mais fortalecido. Associações, ONGs, eventos e instituições governamentais não especializadas na temática vêm usando sua influência por meio de ações que proporcionam a garantia de direitos e a luta contra a homofobia. Com este mesmo olhar estão as empresas e marcas que se utilizam do discurso em prol da diversidade.

Através de pesquisas, a publicidade constatou que o público gay ganha mais dinheiro que a média do grande mercado, que tem mais escolaridade e que consome mais. Esse foi um passo fundamental para atrair a atenção do mercado publicitário. (WOITOWICZ, 2009, p. 240)

Segundo dados do SEBRAE (on-line, 2017), o potencial de compras do público homossexual é estimado em R$ 419 bilhões no Brasil, segundo dados da Out Leadership, associação internacional de empresas voltadas para este público. O valor equivale a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Essas representações são muito importantes, pois como salienta a psicóloga Adriana Nunan (2003), os meios de comunicação têm o poder de estimular debates e diálogos.

De acordo com os fatos abordados, propõem-se analisar como a publicidade começou a representar os homossexuais, em comerciais e anúncios a partir dos anos 2000. E no potencial enorme de crescimento das empresas, que investem neste tipo de consumidor. O que agregaram as marcas e empresas, que assumiram um posicionamento em relação a este nicho de mercado. E como também o Facebook, é utilizado como uma ferramenta de comunicação, e interação com esse público, tendo em vista anúncios feitos por marcas para interagir com pessoas desse segmento. Sendo que, os sites e as redes sociais adquiriram grande importância para as marcas, pois proporcionaram um ambiente de aproximação com os consumidores.

Por intermédio do Facebook, é possível alcançar usuários, e possíveis consumidores, muito específicos, mediante ações específicas e de baixo custo. Para a realização dessas ações, o Facebook oferece uma boa variedade de ferramentas: além de páginas de perfis, há as opções de criação de grupos, de anúncios e de fanpages. Toda a dinâmica oferecida pelas redes sociais torna o Facebook uma das ferramentas de marketing on-line com maior crescimento na atualidade, a qual está sendo amplamente utilizada pelas empresas e pelas agências de marketing (RODRIGUES; SIMONETTO; BROSSARD, 2016, p. 84).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com