TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidroxido De cálcio

Exames: Hidroxido De cálcio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

O tratamento endodôntico requer cuidados especiais do Cirurgião-Dentista, visto que existe a presença de bactérias principalmente anaeróbias estritas, frequentemente encontradas nos terços apicais dos dentes (MENDONÇA et al, 2007, v.22, p.24).

A eliminação dos microorganismos de canais infectados tornou-se uma constante preocupação e um dos principais objetivos no tratamento endodôntico. Pesquisas têm demonstrado a eficácia da instrumentação mecânica, a influência da irrigação e medicação intracanal e sistêmica. O controle antimicrobiano do canal radicular é delegado a sanificação proporcionada pela fase do preparo químico-mecânico (NAGEM FILHO et al, 2007, p.236).

Para combater as bactérias que resistiram ao preparo biomecânico faz-se necessário o uso de uma medicação intracanal objetivando a diminuição desses microrganismos (MENDONÇA et al, 2007, v.22, p.24).

A eleição de um curativo de demora baseia-se em algumas características apresentadas pelo material. Ainda não se tem uma substância ou um medicamento que reúna totalmente as condições ideais, mas os principais requisitos são: capacidade antimicrobiana, biocompatibilidade, amplo (largo) espectro de ação, atividade prolongada, não manchar as estruturas dentárias, não ser alergênico, e ser de fácil remoção (NAGEM FILHO et al, 2007, p. 236).

Para Aguiar et al (2005), o hidróxido de cálcio é uma das principais substâncias utilizadas como medicação intracanal na Endodontia, por ser biocompatível, ter ação antiinflamatória, higroscópica, ação antibacteriana, estimular a formação de tecido mineralizado e contribuir no processo de reparo tecidual.

Acredita-se que o hidróxido de cálcio tem efeito mineralizador e antimicrobiano devido a sua dissociação química em íons de cálcio e hidroxila, o que caracteriza propriedades enzimáticas, como a inativação de enzimas bacterianas e à ativação de enzimas teciduais proporcionando efeito mineralizador. Sua propriedade antimicrobiana tem sido muito pesquisada e os resultados desses estudos demonstram sua superioridade quando comparado ao paramonoclorofenol canforado (PMCC), composto fenólico utilizado desde 1929 (DOTO et al, 2006, v.21, p.267).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com