TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ DAS SUBSTÂNCIAS DO NOSSO COTIDIANO

Pesquisas Acadêmicas: IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ DAS SUBSTÂNCIAS DO NOSSO COTIDIANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

A identificação do grau de acidez das substancias deu-se através da medição do pH através do papel de pH universal, logo após foram adicionados 10 mL de água para cada uma das substâncias juntamente com o indicador fenolftaleína. Após esta etapa através da solução de NaOH 5% procedeu-se a titulação com todas as substâncias.

Palavras-chave: pH, Acidez, Substâncias.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................05

2 PARTE EXPERIMENTAL...........................................................................06

3 RESULTADO E DISCUSSÃO......................................................................07

4 CONCLUSÃO.................................................................................................09

5 REFERENCIAS..............................................................................................10

INTRODUÇÃO

Toda substância ou mistura de substâncias naturais ou processadas, que, ingeridas pelo homem, garantem ao seu organismo os materiais e a energia necessários para o desenvolvimento de seus processos biológicos. A designação alimento inclui, além disso, as substancias ou misturas de substâncias que são ingeridas por hábito, costumes ou como aditivos, tenham ou não valor nutritivo (SALINAS,2002).

Os ácidos orgânicos presentes em alimentos influenciam o sabor, odor, cor, estabilidade e a manutenção de qualidade. (HELOISA CECCHI, 2009)

A determinação de acidez pode fornecer um dado valioso na apreciação do estado de conservação de um produto alimentício. Um processo de decomposição, seja por hidrólise, oxidação ou fermentação, altera quase sempre a concentração dos íons de hidrogênio. Os métodos de determinação da acidez podem ser os que avaliam a acidez titulável ou fornecem a concentração de íons de hidrogênio livres, por meio do pH. Os métodos que avaliam a acidez titulável resumem-se em titular com soluções de álcali padrão a acidez do produto ou de soluções aquosas ou alcoólicas do produto e, em certos casos, os ácidos graxos obtidos dos lipídios. No caso de amostras coloridas ou turvas, para a determinação do ponto de viragem, deve ser utilizado o método potenciométrico. (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 1985)

Os sucos de frutas representam uma grande fonte de vitaminas, especialmente a vitamina C, presente nas frutas cítricas. Algumas frutas têm propriedades específicas, por exemplo, as frutas cítricas contêm vitamina C e bioflavonóides, importantes nutrientes que reforçam o sistema imunológico. Além de ser refrescante, o suco de frutas cítricas é diurético e depurativo do sangue. Auxilia no tratamento de anemia, febre, gripe, intestino preso, problemas digestivos e tensão nervosa. Também ajuda a tratar de problemas estomacais e estimula a digestão. (ELISA FRANCHESCCINI, 2009)

A medição de pH é necessária, pois a presença de CO2 pode alterar o pH dos ácidos orgânicos, tendo que ser eliminado antes do início da titulação.

O objetivo da prática foi identificar a acidez das substâncias do nosso cotidiano.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

Leite longa vida

Leite pasteurizado

Achocolatado

Vinagre

Suco de laranja

Suco de uva

Suco de maracujá

Suco de acerola

Gelatina

Água Sanitária

NaOH 5%

Fita de pH universal

Bureta

Bequér

Suporte universal

Erlenmeyer

Bastão de vidro

Fenolftaleína

Pipeta

Procedimento

Colocou-se com o auxílio de uma pipeta de 10 mL das substâncias: Leite longa vida, leite pasteurizado, achocolatado, vinagre, suco de laranja, suco de uva, suco de maracujá, suco de acerola, gelatina e água sanitária e as mesmas foram colocadas em erlenmeyer de 100 mL. Em seguida, mediu-se pH de todas as substâncias utilizando o papel de pH universal anotando-se os resultados. Após esses processos adicionou-se às substâncias 10 mL de água destilada e 7 gostas do reagente fenolftaleína. Encheu-se uma bureta de 25 mL com a solução de NaOH 5% procedeu-se a titulação gotejando a NaOH no erlenmeyer que continham a substância até que estas adquirissem coloração rósea persistente por cerca de um minuto. Anotou-se o volume gasto de NaOH 5% para a titulação em cada substância.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tabela 1. Volume gasto para o processo de titulação

Substâncias Volume (mL)

Leite longa vida 0,2

Leite pasteurizado 0,1

Achocolatado 2,7

Suco de acerola 0,6

Suco de cajá 0,7

Suco de maracujá 1,9

Suco de caju

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com