TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS

Trabalho Escolar: INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INTEGRADA DE CARAJÁS

CURSO DE FARMÁCIA

INTRODUÇÃO À CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

AUGUSTO SANTANA DA SILVA

DAYANE PAULA PEREIRA SANTOS

DANUBIA ROBERTA DE SÁ MALINSKI

FRANCISCO JOSÉ MUNIZ BELFORT

GABRIELLA ALVES PIMENTA

IGO MEDRADO QUEIROZ

PAULA RODRIGUES A. B. PASSARIN

WESLEY ANTÔNIO DOS SANTOS

INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS

Redenção –PA

23 de maio de 2014

FACULDADE INTEGRADA DE CARAJÁS

CURSO DE FARMÁCIA

INTRODUÇÃO À CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

AUGUSTO SANTANA DA SILVA

DAYANE PAULA PEREIRA SANTOS

DANUBIA ROBERTA DE SÁ MALINSKI

FRANCISCO JOSÉ MUNIZ BELFORT

GABRIELLA ALVES PIMENTA

IGO MEDRADO QUEIROZ

PAULA RODRIGUES A. B. PASSARIN

WESLEY ANTÔNIO DOS SANTOS

INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS

Trabalho apresentado à Profª. Carla Rezende como requisito parcial da disciplina Introdução à Ciências Farmacêuticas, da Faculdade Integrada Carajás.

Redenção –PA

23 de maio de 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. METODOLOGIA 6

3. INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS 7

4. POLIFARMÁCIA 9

5. ASSOCIAÇÃO MEDICAMENTOSA 9

6. FARMACOCINÉTICA 11

7. FARMACODINÂMICA 11

8. AUTOMEDICAÇÃO 12

9. ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 12

10. CONCLUSÃO 15

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo, que começa no nascimento e se prolonga por todas as etapas da vida. Durante o processo de envelhecimento ocorrem mudanças nas funções e na estrutura do corpo fazendo com que este se torne cada vez mais suscetível a uma série de fatores prejudiciais.

Na população brasileira, o uso de medicamentos sem prescrição é muito comum em todas as faixas etárias e dessa prática pode resultar uma intoxicação, hipersensibilidade ou alergia, além de acidentes por associações com outros fármacos.

Os idosos correspondem ao grupo etário mais medicalizado, utilizando assim um elevado número de especialidades farmacêuticas. As deficiências nas funções de diferentes órgãos podem alterar a atividade dos medicamentos no organismo de um indivíduo idoso podendo provocar uma associação medicamentosa prejudicial. Como as prescrições são feitas por diferentes profissionais, os riscos de associações medicamentosas prejudiciais são maiores.

A intoxicação em pacientes idosos pode ocorrer também acidentalmente, como a ingestão de altas doses por descuido, negligencia ou esquecimento, a identificação confusa do medicamento, a via incorreta de administração e armazenamento inadequado.

2. METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, o material foi acessado por meio de pesquisa não sistemática consultando as bases de dados do site Scientific Electronic Library Online (Scielo); e no site oficial do Centro de Vigilância Sanitária. Na execução das buscas dos periódicos para elaboração dessa revisão, foram utilizados os seguintes termos: intoxicação no idoso/ intoxicação por medicamento no idoso/ intoxicação por automedicação.

Não foi utilizado critério de exclusão para os textos que não tratavam diretamente do tema e os textos que tratavam dos assuntos centrais, de fonte fidedigna, foram tomados como material de análise.

3. INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS

O envelhecimento da população abre um leque de questões sobre o tema intoxicação. Na área da saúde a farmacoterapia é de grande relevância nessa faixa etária e a preocupação se torna mais acentuada devido às debilidades patológicas e fisiológicas que começam a aparecer com o avanço da idade. Por conviver com problemas crônicos de saúde, os idosos utilizam com frequência os serviços de saúde e são consumidores de grande número de medicamentos.

A expectativa e a qualidade de vida aumentaram consideravelmente nos últimos anos, vários fatores influenciaram neste aumento, entre eles a existência de milhares de medicamentos disponíveis para uso, que são capazes de prevenir mortes prematuras controlar doenças, bem como, aliviar seus sintomas.

O uso de medicamentos de forma inapropriada é um dos principais fatores de riscos para reações adversas, principalmente em indivíduos idosos. Um paciente pluripatólogico pode recorrer a um grande numero de médicos especialistas, o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com