TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar intimidação e suas classificações

Seminário: Identificar intimidação e suas classificações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

) Definir Bullying e suas classificações

Segundo Lopes Neto (2005), o bullying corresponde a uma atitude agressiva que ocorre intencionalmente e repetidamente sem um motivo claro, exercida por uma ou mais pessoas contra outra(s), provocando dor e angustia, sendo feita dentro de uma relação de desigualdade de poder, essa desigualdade de poder relacionada ao bullying pode ocorrer pela diferença de idade; tamanho; desenvolvimento físico ou emocional, ou pelo apoio maior de outras pessoas. Ainda de acordo com o mesmo autor o bullying pode ser classificado em direto e indireto, o direto ocorre quando a vítima é atacada diretamente por meio de apelidos; agressões físicas e verbais; ameaças; roubos e gestos os expressões que causem mal estar na vítima, o indireto acontece quando a vítima não está presente, se manifesta por isolamento; difamação e negação aos desejos.

Rebeca está sofrendo bullying e de acordo com a classificação é direto, pois na presença dela os colegas cometem agressões verbais quando a chamam de “gorda baleia”, causando tristeza em Rebeca podendo levar a uma depressão.

2) Conceituar os tipos de violência

Segundo Brasil (2009), a violência é um problema social que afeta toda sociedade. É responsável por adoecimentos, perdas e mortes, se manifesta através de indivíduos, grupos, classes e nações, a violência pode provocar danos físicos, emocionais e /ou espirituais a si próprio ou a outros. Para a Organização Mundial da Saúde (s/d apud Brasil,2009) a violência é classificada em três grandes categorias, são elas: violência interpessoal; violência coletiva e violência dirigida a si mesmo ou infligida. Nestas categorias estão os tipos de violência conforme a OMS.

Violência interpessoal

• Violência da família ou parceiro íntimo: acontece entre membros da família e parceiros íntimos. Neste grupo estão incluídas a violência contra a mulher; violência sexual; violência contra idoso; violência contra pessoas com deficiência e abuso infantil.

• Violência comunitária: ocorre entre indivíduos que não possuem laços familiares. Normalmente acontece nos lugares públicos, este grupo envolve casos de estupros por desconhecidos, violência institucional (escola; asilos; prisão; serviços de saúde e outros) e a violência no trabalho (assédio sexual e moral).

Violência coletiva

• Social: Nesta subdivisão encontra-se os crimes de ódios por grupos organizados, atos terroristas e violências de multidões.

• Econômica: ataques de grupos maiores que são motivados por ganhos econômicos para acabar com a atividade econômica de um pais ou região.

• Política: violência de estado, guerras e conflitos de violência.

3) Identificar os direitos e deveres da criança frente a violência

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, no ECA é citado diversos direitos entre eles podemos citar:

• Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, violência, exploração, crueldade, recebendo punição qualquer atentado, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com