TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais De Residuos sólidos E Suas Implicações Para Recuperação De áreas Degradadas

Dissertações: Impactos Ambientais De Residuos sólidos E Suas Implicações Para Recuperação De áreas Degradadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

01- Síntese Reflexiva..................................................................................03

02- Considerações Finais............................................................................07

03- Referências...........................................................................................08

INTRODUÇÃO

Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

No texto “As Tranças de Bintou” apresenta características interessantes, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A História fala sobre angústias que surgem no processo de crescimento e da pluralidade cultural africana. Em nenhum momento é dito no texto o local onde passa a história, porém, há lacunas que nos levam a entender que a história se passa em uma aldeia localizada na África.

AS TRANÇAS DE BITOU”: IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA

A história tem como protagonista a menina Bintou, de etnia negra, cujo sonho é ter tranças “enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas”. Já nas primeiras páginas do livro, ela anuncia: “meu cabelo é curto e crespo. Meu cabelo é bobo e sem graça. Tudo o que tenho são quatro birotes na cabeça”. A partir daí, o enredo centra-se nos conflitos da menina Bintou em relação à tradição cultural negra, na qual as meninas não podem usar tranças enfeitadas por contas coloridas, posto que o uso é permitido apenas às mulheres jovens e adultas. Sentindo-se feia com seus birotes, passa a observar as mulheres mais velhas, uma delas é a jovem irmã Fatou, que usa tranças e por isso é, na concepção de Bintou, mais bonita. Para Fagundes (2001), o cabelo do afrodescendente certamente é parte intrincada do perfil estético que compreende a identidade negra. A relação que cada um tem com seu cabelo é muito particular.

O fato de saber ou não lidar com ele determina a forma como é aceito. Além disso, as possibilidades de informação que cada um tem e as experiências vividas desde a infância até a idade adulta fazem com que as pessoas criem diferentes conceitos sobre a forma como encaram seu cabelo e traços, descendentes das populações que vieram do continente africano. “Há também que se considerarem as noções de alteridade que cada um tem que, em geral, causam um ‘despertar’ para o reconhecimento de uma identidade própria, frente ao espelho e à sociedade”

Neste sentido, considerando-se que os cabelos bem como a arte de trançar cabelos crespos e lanosos não são somente a marca da identidade dos africanos e afrodescendentes como representam um dos laços culturais que une o Brasil à África.

Em “As tranças de Bintou”, a história inicia-se com a protagonista que recebe a avó em sua casa que veio para a festa de ‘batizado’ do irmão recém-nascido. É preciso lembrar que o termo ‘batizado’, utilizado na tradução da obra no Brasil, não tem o mesmo significado religioso na cultura africana. Nessa cultura, a escolha do nome do recém-nascido carrega o sentido de reverência aos ancestrais que servirão como referência para escolha do nome da criança. Esse aspecto cultural precisa ser explorado, por ocasião da leitura desta obra com crianças, uma vez que revela diferenças significativas, que envolvem as questões de religiosidade cristã, legada por Portugal aos brasileiros e à cultura africana.

A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, como,,”por exemplo,”, o fato de que naquele local as meninas não podem usar tranças, enquanto aqui no Brasil, cada vez mais cedo as crianças são influenciadas por tendências de moda. Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, com relação ao cabelo pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, trabalhar as diferenças, utilização de pinturas/cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados principalmente em turmas que tenham alunos com necessidades especiais; o que requer além do amor e talento, esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada necessidade.

Abordar a história com organização, objetividade e clareza, buscando despertar a curiosidade e interesse, convidando-os à pesquisa e conversas sobre os temas; verificando os conhecimentos prévios, relacionando a história com outros textos possibilitando a criação de diálogos, além do uso de diferentes recursos. Por meio de vivencias concretas facilitando o processo de descoberta e preparando-os para vivencias futuras.

Para SOUZA (2010) “a escola que queremos promover é aquela pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação melhor dentro da sociedade [...]”.

Considerando as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Sociedade e natureza: promover um desfile com a turma, tendo como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com