TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Proteinas, Carboidratos E Lipideos

Exames: Importancia Proteinas, Carboidratos E Lipideos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância das proteínas, dos lipídios e dos carboidratos para a prática da atividade física?

As proteínas são macromoléculas responsável por estruturar nosso corpo, todo nosso organismo possui proteínas, nos cabelos, peles, ossos e músculos. Por isso sua ingestão é essencial para essa manutenção e após digerida é transformada em aminoácidos que são direcionadas conforme a necessidade do nosso corpo.

Um exemplo disto é durante a atividade física que causa microlesões nas fibras musculares e que posteriormente irá precisar de proteínas para se reconstruir.

Algo que causa muita polêmica é que sua ingestão em grande quantidade é prejudicial para os rins, porém há estudos mostrando que grandes ingestões em indivíduos saudáveis sem problemas renais não houve qualquer sintoma de sobrecarga nos rins, já pensando por outro lado uma dieta proteica otimiza hormônios como IGF-1, insulina, cortisol e testosterona indiretamente que por sua vez eles tem uma grande importância na prática das atividades físicas.

Os carboidratos é a fonte de energia mais abundante e sua ingestão antes e durante uma atividade física é fundamental para manter os níveis de glicogênio para utilizar como energia para realizar as funções biológicas.

Com o consumo do carboidrato aumenta a insulina que é responsável pelo transporte de aminoácidos e glicose para as células sendo assim anticatólico. Por isso em uma alimentação para praticantes de atividade física devem conter carboidratos, pois sem ele o processo de produção da glicose fica através da proteína e isso acarreta na degradação da proteína que acaba sendo prejudicada e quando o organismo precisar delas para a recuperação das fibras lesionadas irá ficar comprometida.

Os lipídeos servem como fonte de energia porém de uma forma diferente do carboidrato que é uma fonte de energia “imediata” para as atividades físicas. Além deste efeito ele possui a importância no transporte de nutrientes lipossolúveis como vitamina A, D, E e K, que por sua vez a “vitamina D” aumentam os níveis de testosterona, melhora o rendimento físico e na sensibilidade da insulina que para praticantes de atividades físicas são essenciais.

Mais um fato importante dos lipídeos tanto para a saúde quanto para atividades físicas é que o colesterol é a matéria-prima para a produção de hormônios esteroides, e reduzindo seu consumo ou até mesmo cortando de sua alimentação traz muitos prejuízos na saúde, onde deve ficar atento aos níveis de ingestão de Ácidos graxos, o Ômega 6 e Ômega 3, o maior problema hoje em dia é o excessivo consumo de Ômega 6 que é pró-inflamatório, encontrado em grandes quantidades nos óleos de vegetais, e a falta do consumo do Ômega 3 que é anti-inflamatório e que a obesidade e infartos são derivados de processos inflamatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com