TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunidade aos Microorganismos

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 9

Imunidade aos Microorganismos

Introdução

A função do sistema imune é proteger o hospedeiro contra as infecções microbianas.

Os eventos principais durante a infecção são:

  • Entrada do microorganismo;
  • invasão e colonização dos tecidos;
  • Evasão das defesas do hospedeiro;
  • Dano tecidual ou funcional decorrente dessas ações

Alguns microorganismos provocam doenças liberando toxinas, mesmo sem extensa colonização dos tecidos do paciente.

Características Gerais Da Imunidade Contra Microorganismos

  • A defesa contra microorganismos é mediada por mecanismos da imunidade inata e adquirida: A imunidade inata proporciona a defesa inicial e a imunidade adquirida proporciona a defesa tardia. Muitos microorganismos evoluíram de forma a escapara da imunidade inata e a sua eliminação depende essencialmente da imunidade adquirida.

A imunidade adquirida reforça a imunidade inata e dirige esses mecanismos para o local da infecção.

A imunidade adquirida produz células efetoras que eliminam os microorganismos e produz células de memória que melhoram a resposta do hospedeiro às infecções subsequentes.

  • O sistema imune responde de maneira distinta e especializada aos diferentes agentes infecciosos: Os microorganismos diferem quanto aos modos de invasão e colonização, portanto a eliminação de diferentes microorganismos requer diferentes sistemas efetores.  

  • A patogenicidade dos microorganismos é influenciada pela capacidade destes evadirem os mecanismos efetores da imunidade: o equilíbrio entre as estratégias microbianas para resistir a imunidade e as respostas imunes do hospedeiro frequentemente determina o prognóstico da infecção. Os microorganismos desenvolveram uma variedade de mecanismos para assegurar sua sobrevivência.
  • Em muitas infecções, a lesão do tecido e a doença podem ser causadas pelos produtos da resposta imune do hospedeiro: a imunidade tem potencial de causar lesão ao próprio hospedeiro.

Imunidade Às Bactérias Extracelulares

As bactérias extracelulares são capazes de se replicar fora das células do hospedeiro, por exemplo, na circulação, nos tecidos conjuntivos e nos espaços teciduais( lúmen das vias respiratórias e gastrintestinais).

A doença é causada por dois mecanismos principais:

  1. Bactérias induzem a inflamação, o que resulta na destruição do tecido no local da inflmação.
  2. Bactérias produzem toxinas que exercem efeitos patológicos.

As toxinas podem ser endotoxinas, que são componentes da parede celular de bactérias, ou exotoxinas, que são secretadas ativamente pelas bactérias.

A endotoxina das bactérias gram-negativas é o LPS( lipopolissacarídeo) e e um potente estimulador da produção de citocinas pelos macrófagos.

As exotoxinas podem ser citotóxicas, matando as células ou interferir em suas funções normais sem mata-las. Podem, ainda, estimular a produção de citocinas que causam doenças.

Imunidade Inata Às Bactérias

As bactérias gram-positivas possuem em sua parede celular um peptidoglicano que ativa a via alternativa do complemento, pois promove a formação da convertase C3 da via alternativa.

As bactérias gram-negativas possuem LPS nas parede, o qual ativa a via alternativa do complemento na ausência do anticorpo.

As bactérias que expressam manose na superfície podem ligar uma lectina, induzindo a ativação do complemento pela via da lectina.

O resultado da ativação do complemento é a opsonização, processo que aumenta a fagocitose de bactérias. Também é ativado o MAC(complexo de ataque à membrana) que lisa bactérias, e os subprodutos do complemento recrutam e ativam leucócitos.

Os fagócitos ligam-se às bactérias extracelulares pelos receptores de superfície:

  1. Lecitinas ligadas à manose;
  2. Receptores de varredura;
  3. Receptores do complemento(para ligar-se à bactérias opsonizadas)

Respostas Imunes Adquiridas Às Bactérias Extracelulares

A imunidade humoral é a principal resposta imune contra as bactérias extracelulares. Elimina microorganismos e neutraliza suas toxinas. A principal função da imunidade humoral é a defesa contra as bactérias encapsuladas ricas em polissacarídeos.

Os anticorpos são dirigidos contra as paredes celulares dos antígenos e são secretados associados a toxinas celulares( polissacarídeos ou proteínas).

Mecanismos efetores dos anticorpos:

  1. Neutralização: mediada por isótopos IgG e IgA de alta afinidade
  2. Opsonização: mediada por subclasses de IgG
  3. Ativação do complemento: IgM e subclasses da IgC

Os antígenos protéicos das bactérias extracelulares ativam as células T CD4 auxiliares que produzem citocinas que:

  1. Induzem inflamação local(TNF e linfotoxina);
  2. Acentuam atividades fagocíticas e microbicidas dos macrófagos( interferon gama).

Consequências nocivas das respostas do hospedeiro:

  1. Choque Séptico: consequência patológica mais grave desencadeada por citocinas na infecção por bactérias gram-negativas e algumas gram-positivas. É caracterizada pelo colapso circulatório e coagulação intravascular disseminada. Os principais mediadores do choque séptico são o TNF e a IL-1.

Níveis séricos de TNF são indicativos no prognóstico das infecções gram-negativas severas.

Algumas toxinas bacterianas estimulam todas as células T de um indivíduo, provocando a produção de grandes quantidades de citocinas e anormalidades parecidas com o choque séptico.Essas são conhecidas como superantígenos.

  1. Geração de anticorpos produtores de doenças:  é uma complicação mais tardia.

Exemplos:

  • Febre reumática: é uma sequela da infecção faríngea por alguns tipos sorológicos do estreptococo β-hemolítico. A infecção induz a produção de anticorpos contra a proteína M da parede bacteriana. Alguns anticorpos fazem reação cruzada com as proteínas e miosina sarcolêmica cardíaca, que são depositadas no coração e causam cardite (inflamação do coração).
  • Glomerulonefrite pós-estreptocócica: é uma sequela da inflamação da pele ou garganta por outro sorotipo dos estreptococos  β-hemolítico. Os anticorpos produzidos formam complexos com os antígenos bacterianos, que podem ser depositados nos glomérulos renais e causar nefrite.

Evasão Dos Mecanismos Imunes Pelas Bactérias Extracelulares

Mecanismos de evasão:

  1. Cápsula rica em polissacarídeos: confere resistência à fagocitose
  2. Ácido siálico: presente na cápsula de muitas bactérias gram-negativas e algumas gram-positivas, inibe a ativação do complemento
  3. Variação dos antígenos de superfície: capacita as bactérias a evadirem-se das respostas imunes humorais contra esses antígenos.

Imunidade às Bactérias Intracelulares

As bactérias intracelulares facultativas sobrevivem e se replicam dentro dos fagócitos, tornando-se inacessíveis aos anticorpos circulantes. Portanto, sua eliminação requer mecanismos da imunidade celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (308.3 Kb)   docx (118.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com