TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infarto agudo do miocardio

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) se dá por uma oclusão da artéria coronária, através da formação de um coágulo ou placa de ateroma, diminuindo o fluxo sanguíneo e levando parte do miocárdio à um processo de necrose. A extensão da necrose depende de fatores como o calibre da artéria acometida, tempo de evolução da obstrução e desenvolvimento de circulação colateral.
Os fatores que predispõem o IAM estão relacionados à idade, colesterol alto, diabetes, tabagismo, obesidade e fatores hereditários.
Os sinais e sintomas mais frequentes são a dor torácica persistente, de início súbito e forte intensidade, localizada sobre a região esternal com irradiação para o braço esquerdo e mandíbula. Esta dor pode vir acompanhada de sudorese, náusea, vômito, palidez, podendo ocorrer uma síncope.
O diagnóstico é feito associando os sinais e sintomas, ECG e exames laboratoriais. O ECG nos informa possíveis alterações como o supradesnivelamento do segmento ST, indica a localização e extensão do infarto, além de outras complicações. No IAM, a consequente morte celular leva à perda da integridade do sarcolema ocasionando a liberação de algumas enzimas na corrente sanguínea. A passagem destas enzimas também nos fornece dados importantes sobre a extensão e evolução do infarto. A CK-MB é uma isoenzima encontrada em células cardíacas, portanto ela só estará aumentada quando houver a destruição destas células.

É importante o enfermeiro junto com a equipe multidisciplinar a elaboração de um plano, alimentar, medicamentoso, exercícios físicos, cessar o tabagismo e acompanhamento com o cardiologista, estar a tento a qualquer sintoma de IM.


O paciente x de 55 anos fumante e hipertenso chegou à unidade básica de saúde com sintomas de IM, o mesmo foi internado pare realização de exames que comprovem o IM.. O ecg de 12 derivações fornece informações que ajudam na exclusão ou não do diagnóstico de IM, deve ser obtida dentro de 10 minutos a partir do memento da queixa do paciente. Ao monitorar as alterações do ECG com o tempo é possível identificar a lesão miocárdica a localização e a evolução do IM.

Segundo o ECG desse paciente obteve sinais de lesão miocárdica por apresentar a inversão da onda T, elevação do segmento st, alteração e retardamento da repolarização miocárdica causando essa inversão da onda T, e presença de Q.

[pic 1]

A lesão esta localizada na bae do coração VE, no miocárdio

[pic 2]

Foi apresentado os valores de colesterol total 240mg/dl sendo que o ideal deverá ser inferior a 200mg/dl e acima de 240mg/dl é de alto risco, para um adulto acima de 50 anos  a taxa de LDL de 350mg/dl também esta muito elevada, sendo que  deverá ser inferior a 70mg/dl, este conhecido como o colesterol ruim de baixa densidade, o HDL o colesterol bom de alta densidade está  em um nível aceitável 420mg/dl, a taxa de triglicerídeos de 260mg/dl está alto sendo que deverá ser inferior a 150mg/dl.

Os níveis elevados de colesterol, estão associados a doenças coronarianas e aterosclerose, que pode levar ao IM e AVC, assim como a taxa elevada de triglicerídeos.

Esse paciente deve ser orientado a cessar o tabagismo, praticar exercícios físicos de pelo menos 150 minutos dividido nos sete dias da semana, evitar alimentos gordurosos e procurar uma alimentação mais saudável.

As enzimas cardíacas que detectam o IM  é a mioglobulina cujo valores de referência variam com a idade, sexo e raça, é liberada rapidamente pelo miocárdio lesado. Essa enzima eleva-se entre 1 e 2 horas após o início dos sintomas  o IM e com pico de  6 a 9 horas e normalização de 12 a 24 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (172.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com