TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interação na Base Real: A Importância de se Conhecer o Território e Suas Peculiaridades para atividades de Atenção à Saúde.

Por:   •  5/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

Interação na Base Real: A Importância de se conhecer o Território e Suas Peculiaridades para atividades de Atenção à Saúde.

INTRODUÇÃO: Foi realizado visita à comunidade de São Raimundo do Eixo-Forte na zona rural do município de Santarém-PA como parte das atividades do módulo Interação na Base Real - IBR, presente no eixo interdisciplinar dos cursos de saúde da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. OBJETIVOS: Realizar observação sobre os determinantes sociais que interferem na saúde dos comunitários. MÉTODOS: A observação dos determinantes foi realizada por meio de conversas informais domiciliares, sem questionário previamente elaborado, visando maior autonomia dos comunitários para apresentarem o que realmente acreditam ser relevante, cabendo aos universitários apenas o papel de ouvinte e observador do espaço geográfico. RESULTADOS: A partir dessas conversas foi possível listar uma serie de problemáticas como a falta de ACS na comunidade, falta de coleta de lixo e a falta de fornecimento de água. Outros problemas observados foram quanto a dificuldade de acesso à serviços de saúde e educação ocasionados pela distância e falta de transporte público e/ou privado. Em frente a isso, nos foi dada a tarefa de realizar um diagnóstico rural em conjunto com a comunidade para elaborar um plano de ação afim de entender melhor e contribuir para a diminuição das problemáticas. Para isso, foi necessário priorizar os problemas considerando os recursos e o poder institucional disponível. CONCLUSÃO: Esse tipo de atividade é de extrema importância na formação de profissionais que serão inseridos no sistema de saúde brasileiro, SUS, afim de garantir a efetivação dos seus princípios e diretrizes por parte dos profissionais, além de se proporcionar um preparo para atuar na realidade amazônica, considerando suas particularidades e permitindo um atendimento mais efetivo, assim como permite a formação de profissionais humanizados e dotados de uma visão ampliada em frente as questões em saúde que virá a enfrentar na sua atuação como um profissional da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com