TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A DEFICIÊNCIA LACTASE

Trabalho Universitário: LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A DEFICIÊNCIA LACTASE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual, sabemos que muitas doenças aparecem sem mesmo sabermos o que são, e por meio desta dúvida apresentaremos este trabalho, fazendo um levantamento de dados sobre pessoas que tem Intolerância a Lactose: doença caracterizada pela falta de enzimas Lactase.

O trabalho será desenvolvido a fim de mostrar as possíveis causas e consequências para esta anomalia em questão, que é desconhecida por muitas pessoas. Partindo do pressuposto de que embora tais pessoas sejam impossibilitadas de ingerir derivados do leite, não apresentam outros tipos de doença ocasionados pela falta deste nutriente.

1.1 Justificativa

Este projeto servira para o desenvolvimento de uma pesquisa aprofundada, que nos possibilitara um maior conhecimento a cerca tal questão. Não será desenvolvido apenas para sanar curiosidades pessoais, mas também para por meio das pesquisas, descobrir meio alternativos que repor os componentes nutricionais que não podem ser consumidos.

Falar de uma doença pouco abordada é um dos principais fatores para incentivar uma pesquisa.

Uma vez, que este nutriente é de extrema importantância: constroem e reparam os tecidos. As proteínas do leite são de fácil digestão. Além disso, elas são de alto valor biológico (contem os aminoácidos essências em quantidades e proporção exatas para nosso organismo). Daí sua importância na alimentação, principalmente na infância, pois supre boa parte das necessidades diárias.

Existem três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

• Defiência congênita da enzima: é um defeito genético muito raro, no qual a criança acometida logo após o nascimento.

• Diminuição enzimática segundaria a doenças intestinais: pode-se dizer que é uma defiência temporária de lactase ocorre em consequência de uma diarreia persistente, pois a morte da célula da mucosa intestinal (produtora de lactase).

• Deficiência primária ou congenética: Estatisticamente, o terceiro tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Identificar pessoas com Intolerância à Lactose nos Bairros Gameleira e Leblon.

2.2 Específicos

• Saber quem posse essa doença nos bairros mencionados;

• Tentar entender o cotidiano das pessoas que possuem esta doença, tentando entender o que elas fazem para conviver com tal problema;

• Conhecer quais os cuidados necessários que essas pessoas devem ter na hora de fazer compras.

3 REFERENCIAL TÉORICO-METODOLÓGICO

3.1 Fundamentação teórica

“A lactose é o açúcar predominante no leite, formado por unidades de galactose e glicose. Segundo Freitas( 2005, p.12)”:

A sua maior restrição de uso é devido a sua intolerância por parte de uma razoável parcela da população. Isto é causado pela deficiência de uma enzima denominada lactase, presente as micro vilosidades, intestinais de várias pessoas, inclusive em muitas crianças.

Desta forma a intolerância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com