TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Profissões-levantamento e tabulação de dados

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

Aula tema: Estudando as profissões-levantamento e tabulação de dados.

Passo1

Os 10 Empregos mais requisitados....

  1. Diretor financeiro: de acordo com o diretor do Grupo Foco, eles estão na lista dos 10 mais procurados porque são especialistas em gerenciar riscos;
  2. Diretor tributário: se for um bom profissional, pode trazer retornos consideráveis para a empresa;
  3. Profissionais da área jurídica: advogados, por exemplo, vêm ganhando mercado empresarial e evitando perdas das empresas com processos;
  4. Controller (controladoria): ligado à gestão de back office (associado aos departamentos administrativos de uma empresa, departamentos que mantêm nenhum ou muito pouco contato com os cliente);
  5. Diretor de RH (recursos humanos): para buscar pessoas com experiência, capazes de lidar com o momento de crise, e para encontrar maneiras de reter e atrair talentos;
  6. Vendas/Marketing: o mercado para esses profissionais continua aquecido, apesar de ter perdido espaço;
  7. Supply Chain (responsável pelo desenvolvimento de produtos): esse profissional reduz preços e traz retorno para a empresa;
  8. Área de TI (tecnologia da informação): hoje esse profissional está mais estratégico e também traz retornos para a empresa;
  9. Analista de risco de bancos: para que as instituições possam atuar com mais segurança frente à crise;
  10. Engenharia: vai estar aquecido, mas com desaceleração. Foco em engenharia pesada, por causa dos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)

Passo2


*Escolher uma delas e pesquisar sobre suas características e/ou habilidades exigidas. Fazer um texto informativo-descritivo2.

Comercial/Marketing

Para a realização da atividade proposta, escolhemos a área Comercial/Marketing, por ser uma área bem extensa, o consultor de negócios(vendedor) monta um projeto de comunicação interativo que permite ao consultor(vendedor) flexibilizar as suas mensagens de acordo com as necessidades do cliente final.

Como qualquer outra área, a comercial também precisa capacitar e treinar seus profissionais. A capacitação é primordial para o desenvolvimento. Os vendedores que se destacam e conseguem manter regularmente o sucesso de suas vendas são aqueles que mais estudam, leem, procuram ouvir e aprender.

As habilidades requeridas pelo mercado constituem-se basicamente do conhecimento o consultor provê a solução que o cliente busca para o seu problema ou necessidade, o consultor (vendedor) atua como um parceiro de seu cliente utilizando como recurso a empresa em que representa, desenvolvendo planilhas e participando de todo o processo dando feedback para seu cliente.

Essa área é muito abrangente já que requer conhecimentos básicos e seu mercado cresce a cada dia que passa, hoje é muito comum o setor comercial dentro de uma empresa pois direta ou indiretamente as organizações sempre estão comercializando algum tipo de produto.

.

Passo3

Realizar uma entrevista um profissional da área pesquisada, seguindo roteiro abaixo:

Nome: Remerson Junior Lana

Empresa onde trabalha e tempo de atuação na profissão: Bimbo do Brasil à 15 anos.

Atividade básicas da profissão: Atendimento desenvolvimento de negócios comerciais (desenvolvimento estratégico aumento de vendas e receitas).

 Média salarial do profissional na área: De R$ 3.000,00 a 15.000,00

Cursos de formação e aperfeiçoamento: Administração, curso sete hábitos e curso de desenvolvimento profissional e pessoal.

 Analisar as respostas e discutir com a equipe sobre os seguimentos da sociedade que necessitam desse profissional. Com os resultados das análises, produzir o texto dissertativo-argumentativo.

A carreira de gerente de contas na área comercial não depende só de uma formação acadêmica e cursos de especialização, mas sim de experiência e prática ão para a excelência da execução do trabalho.

Com o avanço e competitividade no mercado, ser um bom desenvolvedor de negócios e ter a grande habilidade e ambição na área de vendas é muito importante. Um gerente deve ter o total controle e a liderança da operação, como um verdadeiro comandante. È o profissional responsável pelos resultados comerciais da empresa. Assim, por ser o gestor da área, tem como principais funções: planejar, orientar, dirigir e controlar toda a área comercial ou de vendas de sua organização.

Passo 4

Reunir todos os conteúdos desenvolvidos nessa Etapa e redigir um relatório com no máximo 3 folhas.

Entre diversos profissionais escolhemos os mais requisitados e necessários dentro de uma organização:

O Diretor financeiro gerencia informações de planejamento através de dados do faturamento, fluxo de caixa, custos, despesas, para a  elaboração de relatórios. Acompanha e executa planejamentos de recebimentos e pagamentos.

O Diretor Tributário define  como serão cobrados os tributos dos cidadãos para gerar receita para o estado. Tem como contraparte o Direito Fiscal ou Orçamentário, que é o conjunto de normas jurídicas destinadas à regulamentação do financiamento das atividades do Estado. Direito tributário e Direito fiscal, estão assim, ligados, por meio do Direito Financeiro, ao Direito Público.

O Controller (Controladoria)  é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe contribuições da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com