TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento e tabulação de dados

Tese: Levantamento e tabulação de dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Esse trabalho tem como foco o levantamento das principais profissões de nível médio ou superior no atual contexto do cenário brasileiro.

Essa pesquisa foi executada através da internet e revistas econômicas de grande circulação. Nas páginas subsequentes serão apresentados os resultados obtidos.

Etapa 1: Levantamento e tabulação de dados

Na pesquisa executada no site http://estrategiaempresarial.wordpress.com/2009/01/25/as-80-profissoes-do-futuro-e-os-10-profissionais-mais-requisitados-na-atualidade/ verificou-se a seguinte classificação das profissões mais procuradas:

1. Diretor financeiro: eles estão na lista dos 10 mais procurados porque são especialistas em gerenciar riscos;

2. Diretor tributário: se for um bom profissional, pode trazer retornos consideráveis para a empresa;

3. Profissionais da área jurídica: advogados, por exemplo, vêm ganhando mercado empresarial e evitando perdas das empresas com processos;

4. Controller (controladoria): ligado à gestão de back Office (associado aos departamentos administrativos de uma empresa, departamentos que mantêm nenhum ou muito pouco contato com os clientes);

5. Diretor de RH (recursos humanos): para buscar pessoas com experiência, capazes de lidar com o momento de crise, e para encontrar maneiras de reter e atrair talentos;

6. Vendas/Marketing: o mercado para esses profissionais continua aquecido, apesar de ter perdido espaço;

7. Supply Chain (responsável pelo desenvolvimento de produtos): esse profissional reduz preços e traz retorno para a empresa;

8. Área de TI (tecnologia da informação): hoje esse profissional está mais estratégico e também traz retornos para a empresa;

9. Analista de risco de bancos: para que as instituições possam atuar com mais segurança frente à crise;

10. Engenharia: vai estar aquecido, mas com desaceleração. Foco em engenharia pesada, por causa dos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Por consenso, e por ser pertinente ao curso de graduação em andamento, foi escolhida a profissão que ocupa o 4º lugar que é Controller.

Conforme o site pesquisado a Controladoria como unidade administrativa tem a responsabilidade de apoiar o processo de gestão, com informações eficientes e eficazes. A atuação dos profissionais de Controladoria requer um conhecimento multidisciplinar, no qual assume o papel de um gestor responsável pelo gerenciamento do sistema de informação, neste sentido, o controller dá suporte ao processo de tomada de decisões, produzindo relatórios que traduzam adequadamente a realidade patrimonial financeira e econômica da empresa.

Em pesquisa com um profissional da área obtivemos a seguintes informações, referente aos pré- requisitos que a profissão necessita além de alguns dados como parâmetro de mercado.

Profissional da área: entrevistamos o Sr. Waldir Cominai, que atua na empresa Mahle Metal Leve S.A., empresa multinacional de capital aberto, com 20 anos de atuação como Controller. Esse profissional aufere salário entre R$ 15.000,00 e R$ 18.000,00 e para o mesmo desempenhar suas atividades requer as seguintes especializações/conhecimentos em Administração de Empresas, Ciências Contábeis ou Economia. O profissional entrevistado possui a formação em Economia, Pós-graduação voltada à administração de empresas, e amplos conhecimentos na área contábil. Abaixo enunciamos as principais competências que esse profissional deve possuir.

• Empreendedor

• Implementação de Orçamento Empresarial

• Administração de Pessoas

• Controle de Patrimônio

• Coordenação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com