TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEGACÓLON - PARTE I: DOENÇA DE HIRSCHSPRUNG

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

Anhanguera Educacional

Disciplina: Centro cirúrgico

MEGACÓLON - PARTE I: DOENÇA DE HIRSCHSPRUNG

PARTE II: DOENÇA DE CHAGAS

NOME Leopoldina de assis

RA 6817445367

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Anhanguera Educacional

Disciplina: Centro cirúrgico

MEGACÓLON - PARTE I: DOENÇA DE HIRSCHSPRUNG

PARTE II: DOENÇA DE CHAGAS

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvido para a disciplina Centro cirúrgico – à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação .

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Introdução

O trabvalho a seguir ira descrever as duas variaçoes do MEGACÓLON, Parte I uma doença de desenvolvimento embrionario que afeta em sua maioria lactantes do sexo masculino e Parte II patologia açociada a mafifestaçoes das chagas. O trabalho ira discutir o pré-operatorio as indicaçoes de cirurgia, porcentagens de sucesso e os cuidados do enfermeiro frente o passiente pós-operatorio.

1 MEGACÓLON DOENÇA DE HIRSCHSPRUNG

A doença de Hirschsprung se caracteriza por uma anomalia congênita que está associada a característica intrínseca a falta dos neurônios intramurais dos plexos nervosos parassimpáticos, essa manifestação afeta o intestino grosso, o reto é o colón são geralmente os órgãos mais afetados. A distensão abdominal que ocorre logo após o nascimento, com presença de vômitos e retardo de mais de 48 horas na passagem do mecônio são os principais sintomas da doença. Sua origem é a falha da migra crânio caudal da crista neural do vago, uma, considerada associada à "Perda" do braço longo do cromossomo 10, entendendo sua relação com a incidência familiar.

1.1 Indicação cirúrgica

o tratamento cirúrgico definitivo, é a melhor indicação para uma cura e a melhor sobrevida dos lactantes, e consiste, em última análise, da retirada do segmento desnervado do trânsito intestinal.

As recomendações mais clássicas impõem o tratamento estagiado, com colostomia prévia, no cólon transverso ou no sigmoide..

1.2 Pré-operatorio

As complicações cirúrgicas devem ser avaliadas com rigor para se evitar problemas durante e apos a cirurgia. O Pré-operatório consiste em tratamento para reduzir os sintomas e preparar o recém-nascido para a cirurgia de deve ser realizada Três meses apos o nascimento a 10 meses de vida. A enterocolite é responsável por uma alta taxa de óbitos. Para um suporte de sobrevida deve ser avaliado a necessidade de procedimentos como a descompressão urgente, suporte nutricional, antibioticoterapia e corticoterapia.

1.3 Pós-Operatório

É o período em que se observa e assiste a recuperação de clientes em pós-anestésico e pós "stress" cirúrgico. A manutenção do equilíbrio dos sistemas orgânicos, alívio da dor e do desconforto, prevenção de complicações pós-operatórias, plano adequado de alta e orientações são objetivos da equipe multidisciplinar durante este período.

2 MEGACÓLON DOENÇA DE CHAGAS

O Megacolon e suas complicações são uma das principais manifestações da doença de Chagas nas vísceras. A constipação crônica e severa, a desconfortante distensão abdominal, os fenômenos oclusivos associados ao fecaloma e ao volvo da sigmóide, a necrose da alça volvida, a colite isquêmica São as principais complicações relacionadas a chagas no sistema gasto intestino, suas manifestações se apresentam em sua maioria na parte distal do colón a região anal.

2.1 Operação de Duhamel

Técnica que é destinada ao tratamento da doença de Hirschsprung descrita por Duhamel, em 1960. Tem a função de obter a restauração da função motora do reto.

2.2 Prescrições de enfermagem

As prescrições de enfermagem têm três momentos distintos: os períodos Pré, trans. e pós-operatórios, sendo os cuidados pós-operatórios de grande importância para a sobrevida do cliente e sucesso da operação.

A cirurgia é realizada em duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com