TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais e Equipamentos Utilizadosna Investigação

Por:   •  14/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

   Materiais e Equipamentos utilizadosna investigação , diagnóstico, recuperação e proteção de estruturas de concreto.

  De acordo com o tempo as estruras de concreto passam a sofrer algumas alterações de deterioração, devido a diversos motivos, como:  problemas estruturais, movimentação do solo, retração entre materiais, materiais de má qualidade, má aderência, falta de juntas de dilatação, Infiltração, dilatação, retração da estrutura devido ao calor e assim por diante. Havendo um grande e crescente interesse pelo estudo do desenvolvimento dos materiais  e métodos capazes de realizar a reparação e proteção das estruturas de concreto armado, tendo vista o ponto econômico.

   Para realizar essa reparação é preciso utilizar  vários materiais e métodos, um desses métodos seria a investigação criteriosa para se ter a compreensão e identificação das causas dos problemas apresentados pela estrutura, resultados que foram obtidos através de equipamentos próprios para a investigação, que são : lupa/binóculos e máquina fotográfica (de preferência com zoom), martelo de geólogo, teor de umidade, permeabilidade, composição e massa epecífica (testemunhos extraídos), movimentação de fissuras (fissurômetros mecânicos), entre outros. Sendo assim permitido a realização do projeto de recuperação, reforço e proteção da estrutura de concreto, e para planejar esse projeto terá que atender uma ou mais necessidades básicas, como: a durabilidade, funcionalidade, resistência estrutural e a parte arquitetônica, contendo as características da estrutura (geometria, idade, etc), considerações sobre o problema, especificação de materiais e de serviços, desenhos e detalhamento, memória de cálculo, estimativa de quantidades de materiais e serviços, recomendação para manutenção e anexos (documentação fotográfica, certificados de ensaios, etc), seguindo estrategias de trabalho.

    Essas estratégias se dão devido aos avanços das técnicas de diagnóstico,dos métodos e dos materiais utilizados para reparação e proteção estrutural. O reparo é dividido pela aplicação manual, aplicação por proteção, lançamento por gravidade ou pressão hidrostáticas/bombeamento e injeção de fissuras passivas. Já a proteção é dividida por dois elementos, a pintira de proteção aplicada a rolo ou pincel, e a pintura de proteção aplicada por spray.

   Para se iniciar o trabalho é necessário a abordagem sistemática, fazendo a preparação e a  limpeza da estrutura, o primer para o aço(se houver indícios de corrosão) com o intuito de proteger as armaduras na região de reparo e áreas adjacentes e possuir boa aderência ao aço e ao material de reparo, saturação do substrato e/ou adesivo, a  recomposição da seção em reparo, a cura do material, estucamento ou aplicação de camada regularizadora e por fim a pintura de proteção.

   No planejamento da obra será de total importância alguns aspectos fundamentais que irá proporcionar melhorias durante o processo de reparação. Dentre eles a segurança, controle de nível de ruído e de pó, acessos e plataformas de serviço, escoramentos e tranferência de carga, área de estocagem de materiais e equipamentos, suprimento de energia elétrica e de água, interferências causadas pela obra, prevenção de danos e o cronograma de atividades e plano de trabalho.

   Na execução dos trabalhos serão utilizados equipamentos específicos. Em relação a preparação de superfícies terá, o hidrojateamento, jateamento de areia, disco de corte, martelete e fresa. Em relação a mistura, aplicação e lançamento são os misturadores, dividido em betoneira, misturados de ação forçada, misturador universal, hélice de mistura aclopada a uma furadeira, via seca e via úmida. E por fim os equipamentos de pintura como a pulverização - sistema convencional e sistema airless, medidor de umidade superficial e o medidor de espessura de fime úmido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com