TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Tecnologia em gestão ambiental

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM LAVA JATOS DE MINEIROS-GO

Mineiros-GO

2012

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL EM LAVA JATOS DE MINEIROS-GO

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

Mineiros-GO

2012

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho estará relatando como o descartamento de águas utilizada nos lava jatos no solo e quanto é importante um sistema de gestão de resíduos sólidos e líquidos para o meio ambiente.

Como sem os Fundamentos para o desenvolvimento sustentável podem causar doenças e intoxicações.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e nossos órgãos ambientais estaduais e municipais.

A falta de equipamentos para os funcionários que se torna muito importante para proteção de produtos químicos.

Falta de programa de conscientização responsável para população se conscientizar a usar os recursos hídricos e aplicar em suas empresas.

As normas exigidas pelas leis do municipio que forão redefenidas para todos os lava jatos da cidade.

Comentário de Wilson Pereira Gouvêia proprietário de uma empresa de lavagem de automóveis e os problemas encontrados, a falta da caixa de areia para separação de resíduos sólidos e líquidos, o consumo excessivo de água por falta de um reservatório e a Falta de EPIs para os funcionários.

Planos para o futuro da empresa com as novas melhorias em seu projeto de consciência ambiental sendo elas reservatório para no mínimo 5000 litros da água, uniformização de seus funcionários e EPIS, duas caixas de areia e Lavagens a seco.

Dados para uma análise dos possíveis impactos causados ao meio ambiente por esse tipo de atividade.

2. DESENVOLVIMENTO

Os lava jatos descartam nos solos as águas servidas e não dispõe em geral de programas de gestão de resíduos sólidos. Os funcionários ficam em contato direto com os produtos químicos de limpeza sem nenhum equipamento de segurança.

O Saneamento de Saúde e Ambiente: Com Fundamentos para o desenvolvimento sustentável assinalam que estas águas após serem utilizadas na lavagem de automóveis, podem causar doenças como fluo rose (excesso de flúor), metemoglobina que é provocada pelos nitratos, saturnismo provocado pela presença de chumbo e outras intoxicações.

Também deve ser registrada a presença de vírus e bactérias patogênicas que encontram condições adequadas de proliferação. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) normatiza a matéria em sua resolução 273 de 2000. Mas podemos afirmar que nossos órgãos ambientais estaduais e municipais carecem de estrutura para implantar e fiscalizar as normas.

Os efluentes líquidos é o problema mais sério a ser solucionado no país, com águas servidas pode vir contaminadas com óleos lubrificantes e outras impurezas e a geração de resíduos sólidos de vários tipos no córrego principal do município “CORREGO MINEIROS”.

Os separadores de água e óleo exigidos pela legislação inexistem ou estão em condições precárias, bem como os programas de gestão de resíduos e a instalação de equipamentos tem os mesmos problemas. A maioria dos lava jatos dispõe de EPIs (equipamentos de proteção individual) para os funcionários, mas na maioria não ocorre fiscalização sobre o uso dos equipamentos. Existe uma indisposição de colaboradores a utilizar os equipamentos por descaso ou falta de conhecimento.

Outro motivo de preocupação é o desperdício de água tratada. Nenhum destes estabelecimentos possui qualquer sistema de controle sobre a água.

O problema dos lava jatos com certeza não é um dos problemas ambientais mais graves que vivemos, mas um programa de conscientização por parte dos responsáveis seria muito conveniente e relevante. A própria população tem que se conscientizar da forma com que são usados os recursos hídricos, das contaminações produzidas por produtos químicos e pela própria água resultante das operações de lavagem.

Voltamos à antiga discussão de prioridades. Se na crise aérea concordamos que no momento, o importante é a segurança de decolar e aterrissar e não programas de gestão ambiental nos aeroportos. Se acharmos que os maiores problemas ambientais não são consequência de lava jatos e sim de outras atividades, e isto é verdadeiro, cabe uma questão: Quando começaremos a cuidar dos problemas ambientais, sejam os mesmos relevantes ou de menor impacto?

2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

No dia 14 de outubro 2001 a empresa já em funcionamento, a água da lavagem de carros escorria livremente pela rua sem nenhum tratamento que caía nos bueiros do bairro.

Situado no bairro mineirinho um bairro muito popiloso na cidade, varios comunicados para prefeitura foram pedidos para fechamento do estabelecimento pois reclamações de empoçamento de agua nas ruas eram frequentes.

Em bril de 2004 o fechamento de sua empresa foi o maior esclarecimento para seus negóssios tendo como alerta para os novos planos de consietização ambiental da cidade, obrigando-o a fazer um projeto de contenção de residuos solidos das lavagens e seperação da água suja de produtos de limpeza para o esgoto, assim reabrindo no mês de setembro de 2004.

Com as normas exigidas pelas leis do municipio que a tão pouco tempo forão redefenidas para todos os lava jatos da cidade, meio a tanta exigencias o projeto não seguiu totalmente ao pé da letra deixando assim partes importantes para traz.

“A urbanização das cidades e a demanda por serviços que gerem cada vez mais benefícios proporcionando melhor qualidade de vida. Este conceito hoje se traduz por funcionalidade, agilidade e praticidade nas ações do cotidiano de vida”.

Este comentário é de Wilson Pereira Gouvêia, dono de um lava jato em Mineiros que foi aberto em 2001. Conforme ele defende, os lava jatos de automóveis surgiram com a finalidade, de facilitar a vida das pessoas que querem seus carros limpos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com