TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Dissertações: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

O meio ambiente é um lugar determinado ou percebido onde os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em interação.

Essas relações implicam processos de criação cultural e tecnólogica e processos históricos e socias de transformação do meio natural e construído.

A natureza cíclica dos processos ecológicos é um importante princípio da ecologia. Os laços ded realimentação dos ecossistemas são as vias ao longo das quais os nutrientes são continuamente reciclados e transformados, evitando-se assim acúmulo de resíduos e a intoxicação dos ecossistemas.

A coleta seletiva de lixo é a maior aliada da reciclagem. Tudo começa com a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora, ou seja, no próprio local onde são produzidos. Após a separação, os materiais são coletados e encaminhados para beneficiamento, se revrtendo em beneficios à comunidade.

É importante verificar que não existe lixo na natureza, e sim equilíbrio dinâmiico, produzido por uma reciclagem permanente. A natureza não consegue reintroduzir nos seus ciclos muuitos materiais jogados habitualmente no lixo, mas que podem ser artificialmnte reaproveitados.

Reciclar, em resumo, significa reaproveitar o que já existe, reduzindo o impacto ambiental provocado pela ação do homem.

No Japão, onde foram feitos grandes investimentos em equipamentos de reciclagem e na sua implantação, o índice de aproveitamento do lixo sólido chega aos 50% de todos os resíduos produzidos. Já no Brasil, que detém o maior potêncial de recursos naturais do planeta, a ídeia de reciclagem e coleta seletiva ainda não sensibiliza fortemente as autoridades governamentais, ficando a compra e beneficiamento de produtos por conta de pequenas empresas que, por vezes, não detém infraestrutura adequada.

Portanto, devemos nos perguntar qual a maior intenção na implantação de um programa de reciclagem em qualquer que seja o local. Podemos dizer que o principal motivo para tanto é a criação de uma consciência voltada ao meio ambiente, visando à melhoria na qualidade de vida, o respeito e consideração ao próximo e ao lugar que habitamos.

2. Apresentação

A questão do lixo é vital importância para a sobrevivência do planeta e a qualidade de vida da população. Porém, vivemos numa sociedade onde a concentração econômica e as desigualdades sociais vêm crescendo a cada dia, agredindo direta e indiretamente o meio ambiente, notadamente nas cidades as quais, apesar de ocuparem 2% das terras do planeta, consomen 75% dos seus recursos naturais.

As pessoas estão consumindo uma infinidade de produtos difíceis ou impossíveis de serem degradados. Com isso, a produção de lixo aumenta, contaminando e destruindo o solo, o subsolo, a água e o ar. A grande maioria não se preocupa para onde ele vai ou o que vão fazer com ele, o que fatalmente provoca um acúmulo de lixo no meio ambiente, alterando a qualidade de vida de todos os seres vivos.

O Brasil joga fora 5,8 bilhões de reais, por ano, por não reciclaro seu lixo urbano. Dos quase 5.000 municipios brasileiros, apenas 200 praticam algum tipo de coleta seletiva (Dias, 2002). No estado da Bahia são coletados diariamente 10.398,3 toneladas de lixo, sendo que 60,4% desse total tem uma destinação inadequada (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, IBGE 2000).

O impacto causado na natureza, devido à produção e destinação desordenada de lixo, tem levado a sociedade a buscar alternativas para minimizar a degradação do nosso ambiente e promover o bem estar da população. É preciso informar, sensibilizar e mobilizar o ser humano para importância da mudança de atitude e de comportamento.

O objetivo dde informar as pessoas da impoetância da reciclagem de lixo, do uso racionall dos recursos naturais, da não geração do resíduo, incorporando, em suas relações sociais, valores e príncipios que alterem a forma tradicional de seu cotidiano, dentro e fora da empresa.

Assim, cada um de nós estará contribuindo para a melhoria da qualidade de vida para a preservação do nosso planeta.

3. A palavra lixo

A palavra lixo tem origem do latim Lix, que significa Cinza.

Antigamente na Europa a mairia dos resíduos domésticos vinhamdo fogão e da lareira, eram restos de lenha, carvão e cinzas. Já os restos dos alimentos eram ultilizados para ração animal, como esterco para horta e pomar.

As cinzas que deram nome a todos os resíduos domésticos ou residências eram aproveitadas para fabricar sabão.

A maioria das atitudes ecológicas iniciadas em casa, que muitos já executam, podem ser adotados no local de trabalho. Em vez de pronunciarmos desculpas, como: "Não sou dono da empresa", imagine nos escritórios também se desperdiça uma enorme quantidade de Recursos Naturais, e que muita econômia pode ser feita por consciência própria do empregado em prol da mãe natureza. E para abordarmos o tema Coleta Seletiva de Lixo temos que conhecer os porquêsque nôs levam a ação de separar, ainda na fonte, o nosso lixo, num gesto de inteligência, respeito e amor a vida.

4. Origem e Classificação

O lixo de origem Mineral, Vegetal, Animal e Sintético (derivado do petróleo e sintetizado ou fabricado pelas indútrias petroquímicas).

O lixo é classificado de acordo com sua fonte de origem.

Lixo Residêncial: É o lixo produzidos em nossas casas.

Lixo Comercial: É o lixo produzidos pelos estabelecimentos comerciais.

Lixo Público: É o lixo produzido nas ruas, avenidas, praças, praias, feiras e etc.

Temos também lixos gerados por Fontes Especiais como: Serviços de Saúde, Industrial, Agrícola, Radiativo, Químicoe etc.

5. Prejuízos

Os prejuízos são muitos e podem ser considerados como: Poluição do espaço sideral (lixo espacial).

Poluição do Ar. Emissão de gases, poeiras, fumaças, queimadas, etc. (lixo gasoso),

Poluição das Águas, rios, mares,oceanos, galerias e lençois subterrâneos.

Poluição visual.

Mal cheiro e odores na sua putrefação.

Deslizamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com