TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Dissertações: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

O grupo dos alunos Edgar Zampoli, Fabiano N. Silva, Guilherme Trindade, Liosmar Brighenti e Maico Monteiro falaram sobre os assuntos, Biomecânica, LER e DORT.

Iniciando pelo assunto da Biomecânica, que é o estudo da mecânica aplicado no corpo humano. A Biomecânica trata o corpo humano como uma máquina, onde os ossos, músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina realiza diversos movimentos.

Durante a apresentação, foi comentado sobre a Biomecânica Ocupacional, que é a o estudo da biomecânica aplicado ao trabalhador em produção, ou seja, estudar os esforços e movimentos do corpo diretamente no trabalho.

A Biomecânica apresenta as áreas de Cinemetria, Dinamometria, Antropometria, Mecânica muscular e Eletromiografia. Falando de Cinemetria, o grupo comentou sobre o trabalho que Taylor realizou em 1898 em que foi analisado o trabalho de operadores que transportavam carvão e ferro com uma pá. Após coletar dados como, tempo e frequência com que o trabalho era realizado, concluiu que realizando apenas alguns ajustes na pá, era possível melhorar a qualidade de trabalho do operador e com isso obter um ganho em produtividade.

A Dinamometria gera dados para análises de esforços que não prejudicam o operador, como uma análise da condição física do operador, controle da sobrecarga, influência de fatores externos e internos.

A Antropometria é o estudo do corpo humano para obtenção de medidas a fim de elaborar estudos para melhores condições de trabalho.

A Eletromiografia é utilizada para obter dados relativos a desgaste dos músculos durante a realização de diversas atividades, podem-se obter informações a respeito da fadiga muscular localizada.

Situações de biomecânica nós realizamos diversas vezes sem perceber, como as posições de alavanca. Porém, precisamos ter cuidado com a maneira que realizamos estas operações para não ocasionar lesões em nosso corpo.

Os trabalhos de alavanca são classificados em primeira, segunda e terceira classe. Na primeira classe, a força e a resistência são aplicadas em lados opostos do eixo. Na alavanca de segunda classe a resistência é aplicada entre o eixo e a força. Porém, na alavanca de terceira classe a força é aplicada entre o eixo e a resistência.

O grupo também falou sobre o transporte manual de cargas e como o mesmo deve ser realizado, proporcionando o bem estar dos operadores e evitando também futuras lesões devido a este trabalho. Durante este trabalho, deve-se evitar curvar-se para frente, evite inclinar a cabeça, torções de tronco, movimentos bruscos que produzem picos de tensão.

Falando sobre LER, o grupo tratou o assunto resumidamente e pôde-se entender que as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), como o próprio nome já diz são ocasionadas devido a trabalhos que o operador executa em que a tensão sobre o músculo e as articulações ocorre com repetições, provocando lesões que são irreversíveis.

A DORT (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) é parecida com a LER, porém não é ocasionada por um esforço repetitivo e pode ser ocasionado por um único esforço que gerou uma lesão no operador.

Ambos os problemas devem ser observados pelas empresas a fim de garantir o bem estar dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com