TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melasma

Trabalho Universitário: Melasma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

ATRIZES COM MELASMA

Publicado em 23 de abril de 2014por meumelasma

Estava pensando que só nós reles mortais somos acometidas por esta doença crônica e impertinente? Nada disso, ela não escolhe nem distingue o joio do trigo, afeta qualquer pessoa. Se você tomou muito sol na infância, ou se expõe com frequência, faz uso de anticoncepcionais hormonais, fique atenta a qualquer sinal de mancha na face, por mais insignificante que esta possa parecer.

Ao assistir uma recente novela da Globo Além do Horizonte, observei que a pele das atrizes Carolina Ferraz e Flávia Alessandra estava com algumas manchinhas que pareciam melasma, meu olho é clinico para este mal. Daí fui pesquisar a respeito e veja o que encontrei.

Alinne Moraes não abre mão de se cuidar, já que é bastante solicitada para campanhas publicitárias de grandes marcas. Por isso, a pele tem atenção especial: "Tenho melasma, então, o cuidado tem que ser dobrado!", diz. O melasma é aquela mancha acastanhada no rosto, consequência do aumento de melanina na pele. Sol e hormônios são os principais desencadeadores do problema. Por isso, Alinne não sai de casa sem aplicar um protetor solar poderoso, com no mínimo FPS 60. Confira

IVETE SANGALO

Ivete Sangalo realizou o sonho de ser mãe em 2009. A gestação não deixou apenas marcas no coração da baiana. A chegada de Marcelo, filho da cantora com o marido, o nutricionista Daniel Cady, resultou também em manchas na pele, típicas do período gestacional.

Para o “Superbonita”, Ivete contou: “Estava igual a um cachorrão, um dálmata!”. Ela ainda ressaltou que as manchas dificilmente desaparecerão, segundo a médica dermatologista que lhe atende.

ENTENDA DE FATO

O QUE É MELASMA?

O Melasma é um distúrbio de pigmentação da pele do rosto ou corpo que provoca o aparecimento de manchas irregulares (parecidas com mapas) em tons escuros e amarronzados. Em geral ocupam a testa, o nariz, o buço e as bochechas. No corpo elas são menos freqüentes, mas podem aparecer nas mãos, no colo e nas costas.

Melasma, não coça, não dói, não é contagiosa e não interfere na textura da pele. É uma doença crônica que até o momento não possui cura e todos os tratamentos ofertados no mercado têm como objetivo amenizar as manchas ou impedir a sua piora. O clareamento total das manchas é raro, então não crie muitas expectativas com relação a tratamentos milagrosos pois eles certamente são enganosos.

As causas do melasma são desconhecidas, no entanto há fatores que influenciam diretamente nos seu quadro piorando as manchas. Até o momento (2014) as pesquisas apontam que a pré-disposição genética, a ingestão de anticoncepcionais com estrógeno e a exposição solar são os fatores que contribuem para o aumento da incidência das manchas, bem como o escurecimento das mesmas. Se você tem mulheres com a face manchada na família, vigie a sua pele e sempre proteja-se do sol.

Normalmente as manchas aparecem após os vinte e cinco anos. Surgem pequenas, clarinhas e com o passar dos anos vão se tornando mais escuras e ampliando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com