TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melasma - estética e imagem pessoal

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

O melasma conhecido também como cloasma é um distúrbio de pigmentação da pele que tem como característica manchas escuras que surgem, na face, principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz, lábio superior e têmporas. A mancha geralmente tem limites precisos e são irregulares, formando placas que, em seu contorno, apresentam pontilhado pigmentar. Sua formação está relacionada principalmente às características genéticas, alterações hormonais, como gravidez, uso de anticoncepcionais, e exposição excessiva ao sol.

São classificadas em sua disposição como melasma centrofacial, malar e mandibular por ter predomínio nessas regiões.

Também são classificados em dois tipos:

  • Melasma dérmico: caracterizado por macrófagos carregados de melanina na derme superficial papilar que tentam digerir a melanina das camadas epidérmicas adjacentes (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.

 

  • Melasma epidérmico: presenta aumento do depósito de melanina na camada basal e ocasionalmente entre as células da camada córnea. (mais superficial e que responde melhor ao tratamento).

Sob a lâmpada de Wood, a profundidade do pigmento melânico é determinada pela sua fluorescência.

O melasma é predominante em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens.

Foram entrevistadas sete mulheres entre 18 e mais de 60 anos, com o propósito de atentar para manchas na pele conhecidas como Melasmas ou manchas escuras, que podem impactar a qualidade de vida.

Este estudo aponta que 71% das mulheres entrevistadas não fazem o uso diário do protetor solar o que pode desencadear melasmas em grande escala. Portadoras de melasma devem usar continuamente um filtro solar potente. Escolha FPS 30, no mínimo. O número indica a proteção contra os raios ultravioleta B, ou UVB.

O estudo também revela que 57% das entrevistadas possuem manchas escuras na pele e que o fato se deve a fatores externos afirmam.

O estudo também informa que apenas 14% das entrevistadas procuraram soluções, as mesmas informaram que foram usados cosméticos despigmentantes para a pele.

86% das entrevistadas desconhece o benefício dos alimentos no tratamento do melasma.

Seguem gráficos para ajuda visual:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]        

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Por: Ana Paula Fernandes Lino

2º semestre

Estética e Imagem Pessoal  -  Polo Brasília

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (498.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com