TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana Plasmática

Exames: Membrana Plasmática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Membrana Plasmática

Definição

A membrana plasmática é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular

Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas e uma pequena fração de açúcares.

Função

A membrana plasmática tem três funções principais: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, sendo esta última sua função mais comum. Ela seleciona quais são as substâncias que vão entrar e sair da célula.

Transporte Ativo e Passivo

A membrana plasmática tem a capacidade de regular a entrada e a saída de substâncias da célula, em processos conhecidos como transporte ativo e transporte passivo.

De acordo com as substâncias que atravessam a membrana podemos classificá-la como:

- permeável – permite passagem de solventes e solutos;

- semipermeável – permite a passagem apenas do solvente;

- de permeabilidade seletiva – permite a passagem do solvente e de tipos específicos de soluto;

- impermeável – não permite passagem de substâncias.

Passivo: Classificamos a passagem de substâncias pela membrana como transporte passivo quando o objetivo do processo é igualar as concentrações encontradas no meio interno e no meio externo da célula.

O tipo de transporte passivo mais comum realizado pelas células é a DIFUSÃO, que pode ser simples (pelos canais da membrana) ou facilitada (intermediada por proteínas da membrana). A difusão consiste na passagem de soluto pela membrana do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, igualando ambos.

Exemplo: É através da difusão que as células obtêm o oxigênio e a glicose.

A OSMOSE é caracterizada pela passagem de solvente do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico). Nesse caso, o objetivo é diluir o meio mais concentrado para se obter a igualdade (isotonicidade).

Exemplo: A salada de alface por ser temperada com sal, murcha devido à perda de água para a solução, por osmose.

Ativo: é um processo caracterizado pela passagem dos solutos no sentido contrário ao gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Para tanto, há gasto energético.

Exemplo: bomba sódio-potássio, essencial para a transmissão do impulso nervoso e contração muscular. Na bomba sódio-potássio uma proteína transmembrana gasta a energia de um ATP (adenosina trifosfato) para expulsar do interior da célula 3 íons Na+, enquanto retira do meio externo 2 íons K+. O objetivo deste processo é manter a diferença de carga elétrica entre o meio interno e o meio externo da célula.

Moléculas orgânicas

Ácidos Nucleicos

Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Existem dois tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). Os ácidos nucleicos são constituídos por três diferentes componentes:

Um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono);

Um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4);

Uma base orgânica nitrogenada;

Proteínas

As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas (cadeia polipeptídica).

Desempenha diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com