TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana plasmática

Relatório de pesquisa: Membrana plasmática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Metropolitana de Anápolis

Engenharia Ambiental e Agronomia

Biologia Prática

Prof. Nayane Peixoto

Relatório de Aula Prática

AULA 4, TRANSPORTE DE MEMBRANA - OSMOSE

Alvina Rodrigues Ferreira

Brena Leandra Amorim Castro

Bruna Fernandes de Souza

Graziela Bispo de Oliveira

Jessica Silva Felix

Jonathas dos Santos Carneiro

Luiz Carlos Ribeiro de Castro

09 de Junho de 2014 

Introdução

Todas as células vivas possuem uma membrana delimitante e são capazes de controlar a entrada e a saída de substâncias do hialoplasma para o meio extracelular e vice-versa. O fluxo permanente de materiais se dá através de um fino envoltório, a membrana plasmática (JUNQUEIRA, 2005).

Além dessa, as células possuem outras membranas, delimitando estruturas internas, como o complexo de Golgi e o retículo endoplasmático. Todas as membranas celulares, tanto as internas como a membrana de revestimento externo, têm algumas características em comum, quanto à sua composição química e quanto a algumas de suas propriedades (JUNQUEIRA, 2005).

A membrana plasmática é tão fina que não pode ser visualizada nem nos melhores microscópios ópticos. Apenas os microscópios eletrônicos são capazes de permitir a observação de alguns aspectos morfológicos das membranas. Ao microscópio eletrônico, a membrana plasmática mostra-se como uma estrutura trilaminar, ou seja, como três camadas sobrepostas. Essa estrutura trilaminar é conhecida por unidade de membrana (JUNQUEIRA, 2005).

A membrana plasmática possui uma camada bimolecular de lipídios, com as porções hidrofóbicas das suas moléculas voltadas umas para as outras, e as porções hidrofílicas voltadas para as superfícies interna e externa da membrana. Mergulhadas nesse "tapete de gordura", estão as moléculas de proteínas, ora expostas na face externa, ora na face interna ou em ambas as faces da membrana plasmática (JUNQUEIRA, 2005).

O modelo molecular, proposto por Singer e Nicholson, explica muitas das propriedades físico-químicas e biológicas das membranas celulares, além de apresentar correspondência com a observação microscópica da membrana (JUNQUEIRA, 2005).

A capacidade da membrana de ser ou não atravessada por determinadas substâncias corresponde à sua permeabilidade. As membranas são classificadas em quatro categorias, de acordo com a sua permeabilidade:

-Membranas permeáveis: são aquelas que permitem a passagem, através delas, tanto dos solutos como do solvente;

- Membranas impermeáveis: não permitem a passagem nem dos solutos e nem do solvente;

- Membranas semipermeáveis: são as que permitem a passagem do solvente, mas impedem a passagem dos solutos.

- Membranas seletivamente permeáveis: permitem a passagem do solvente e também de alguns tipos de solutos. Os fatores que determinam quais são os solutos capazes de atravessar a membrana ou não são o tamanho da molécula, sua carga elétrica, sua polaridade, etc. As membranas celulares se enquadram nessa categoria (JUNQUEIRA, 2005).

A passagem de partículas através das membranas é aleatória e sempre acontece em maior fluxo do local de maior concentração para o local de menor concentração. Esse tipo de movimento é chamado a favor do gradiente de concentração. Esse movimento a favor do gradiente de concentração acontece até que se estabeleça igualdade de concentração entre os dois meios, ou seja, até que a distribuição de partículas seja uniforme (JUNQUEIRA, 2005).

Os principais mecanismos de passagem de substâncias através das membranas são o transporte passivo, o transporte ativo e os transportes de massa (JUNQUEIRA, 2005).

Os processos de difusão (transporte de um soluto) e de osmose (transporte do solvente) são fenômenos físicos devidos ao movimento espontâneo das moléculas do soluto ou do solvente através de uma membrana semipermeável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com