TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meningite

Seminário: Meningite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

A patologia Meningite é causada pela bactéria Neisseria meningitidis transmitida por vias respiratórias este tipo de bactéria não consegue sobreviver no meio ambiente havendo então a necessidade de contato intimo e prolongado para ocorrer a transmissão eficaz.

O portador desta patologia quando assintomático é o principal transmissor, a colonização da nasofaringe das pessoas pelo meningococo frequentemente resulta em infecção assintomática ou subclinica o individuo não tendo o reconhecimento da doença ate o momento leva uma vida normal continuando a ter contanto intimo com terceiros e os contaminando.

O período de incubação da doença meningocócica varia de 2 a 10 dias, o desenvolvimento da doença ocorre sete dias após o contagio infeccioso.

http://www.cyberenf.50megs.com/Copia1.gif

O doente do ponto de vista epidemiológico não tem importância na propagação de N.meningitidis podendo somente ser responsável pela transmissão da bactéria para outro paciente apenas em situações consideradas excepcionais como ocupação de leito hospitalar por mais de um doente sem a limpeza após a troca de paciente, a ausência de procedimento do profissional na realização delimpeza do leito e esterilização detodos os objetos de uso não descartáveis usados no paciente,procedimentos de um paciente para o outro sem troca de luva e condições cruéis de confinamento.Para o profissional a forma de contagio pode ser de contato direto com fluidos e secreções corpóreas do doente infectado, respiração boca a boca, ressuscitação desconhecendo a patologia do paciente e sem o uso de EPis.

Para o profissional realizar os cuidados prescritos ao paciente necessita de uso de alguns equipamentos de proteção individual como luvas e dependendo do cuidado todos os Epis,realizar a lavagem das mãos entre cada procedimento.Após a alta do paciente, realizar a limpeza terminal do leito.

Paciente com esta patologia é recomendado isolamento respiratório por 24 horas, período de tempo considerado bastante satisfatório, não necessita isolaro doente em quarto individual apenas uma divisória com uma distancia razoável de 1,5 m entre os leitos pode ser o suficiente, nenhuma orientação especial quanto a limpeza das roupas e do quarto do doente.

A importância da lavagem das mãos.

A lavagem das mãos tem como principal objetivo a remoção da maior quantidade de microorganismos da flora transitória e de alguns microorganismos da flora residente, de pelos, de células descamativas, de suor, de sujidade e de oleosidade, diminuindo desta forma o risco de infecções, e sua eficácia depende da duração do procedimento e da utilização de técnica correta.

A flora residente que habita as camadas mais profundas da pele pode não ser removida com a lavagem simples das mãos com sabões e detergentes, o que se faz necessário em áreas críticas, mas usualmente pode ser eliminada pela lavagem com produtos que contenham ingredientes antimicrobianos (anti-sépticos).

A higienização das mãos pode ser considerada a ação isolada mais importante no controle de infecções nos serviços de saúde. Todavia, a falta de realização deste procedimento pelos profissionais de saúde é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com