TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meningite

Dissertações: Meningite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

1.1 Introduções de Como funciona a meningite

Meningite é o nome que se dá para a infecção e inflamação das meninges, A meninge é uma membrana que envolve o cérebro e a medula, que serve como barreira contra agentes infecciosos e células neoplásicas composta por 3 camadas: Pia Mater , Aracnóide, Dura Mater.

Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungo, atualmente a meningite do tipo B é endêmica nas grandes cidades brasileiras, o que significa que volta e meia aparece um caso, a vigilância epidemiológica é alertada, descobre o foco e impede aparecimentos de novos casos.

1.2 Meninges e sistema nervoso central

O sistema nervoso central é composto por várias partes, incluindo uma caixa de proteção, chamada caixa craniana, que tem a função de proteger o cérebro, e a coluna vertebral, que protege a medula óssea - que também faz parte do sistema nervoso central. Embaixo da estrutura óssea e envolvendo todo o sistema nervoso central ficam as meninges, que são três: a mais externa se chama dura-máter, a intermediária se chama aracnóide e a mais interna se chama pia-máter.

Estrutura do sistema nervoso central e a localização das meninges

Entre as duas meninges mais internas, aracnóide e pia-máter há um espaço que fica completamente preenchido por um líquido chamado de líquido céfalo-raquidiano ou simplesmente liquor. À infecção dessas estruturas se dá o nome de meningite, que pode ser uma doença grave e fatal, dependendo da sua causa.

As bactérias é causa mais freqüente de meningite, são elas os Streptococcys pneumoniae (pneumococos), Haemophilus influenzae (hemófilos) ou Neisseria meningitidis (gonococos). Ressaltando que Os hemófilos causam meningite principalmente nas crianças, geralmente, em adultos, a maior parte dos casos é causada pelo pneumococo, que também é causa freqüente de pneumonias.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Contágio e Transmissão

O modo mais comum de se contrair meningite é através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, mas também podem ocorrer devido a complicações de infecção nas vias aéreas, como sinusites e otites.

Traumatismos cranianos com exposição da meninge e usuários de drogas endovenosas também correm risco.A meningite não se transmite com tanta facilidade como a gripe, é necessário um contato prolongado para o contágio.

A maioria das pessoas que se contaminam com o meningococo não desenvolvem doença. A bactéria fica na orofaringe durante algum tempo até ser eliminada pelo sistema imune. Apesar de não desenvolver a meningite, as pessoas contaminadas podem transmitir a bactéria para outras.

Na verdade, apenas 1% das pessoas que têm o meningococo na saliva adoecem, o resto são apenas transmissores assintomáticos e transitórios da bactéria.

2.2 Período de Incubação

O período de incubação da meningite é de 2 a 10 dias e evolui em 3 etapas tais como: nasofaríngea, septicêmica e meningítica

2.3 Sintomas

Os sintomas clássicos da meningite incluem confusão mental, febre e rigidez de nuca que ocorrem em um terço de todos os pacientes com a doença. A rigidez de nuca está presente em mais de 80% dos casos e é o sinal do exame médico que mais faz pensar em meningite. A confusão mental ocorre em mais de 70%, e febre em mais de 90% dos casos. Então, pelo menos um sintoma está presente em quase 100% dos casos.

Quando o paciente com meningite chega ao hospital com pressão muito baixa (choque), convulsões (ataques) ou confusão mental muito grave, é sinal de que é uma forma grave da doença que pode apresentar letalidade alta.

Um outro grupo de bactérias pode causar meningite: os meningococos. A doença meningocócica é muito grave e o paciente pode evoluir em horas para quadros graves. Os sintomas de meningococcemia incluem petéquias e artralgias, podendo ou não ser acompanhados de meningite. Às vezes o quadro se inicia como uma gripe e em questão de horas evolui para o óbito, daí a dificuldade de tratar a doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com