TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metabolismo Celular

Dissertações: Metabolismo Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

O que é metabolismo celular

Para que você entenda melhor, metabolismo celular é um conjunto de diversas reações químicas que ocorrem em nosso organismo para que ele gaste energias. Para que isso aconteça existem dois processos, o anabolismo e o catabolismo. O anabolismo cria moléculas complexas a partir das simples e o catabolismo utiliza essas moléculas complexas para criar a nossa energia a partir delas, por exemplo, a respiração celular. Por isso, quando o anabolismo trabalha mais que o catabolismo o organismo ganha peso, já quando o inverso acontece os resultados também se alteram.

Cada organismo tem seu metabolismo distinto, ou seja, cada pessoa possui um organismo e metabolismo diferente, ou seja, todas têm, porém o organismo varia de acordo com a alimentação, lugar que vive, rotina diária, entre outros, de cada pessoa. Esses fatores determinam os organismos mais ágeis e mais lentos, e isso depende do nível mínimo de energia que cada organismo necessita para poder funcionar e desempenhar funções com perfeição.

Funções do metabolismo celular

Existem vários tipos de organismos dentro de um corpo, porém alguns, em termos, são mais importantes. Mais importantes quer dizer que suas funções são mais fundamentais ao nosso corpo. Um organismo muito importante é o metabolismo basal, que trabalha em cima das principais atividades, do organismo, tais como a regulagem da temperatura corporal, da pressão arterial, e dos batimentos cardíacos. O metabolismo responsável pela parte física tem a função de gastar energias, enquanto os outros têm a função de gastar energias menos significativas, como as que gastamos quando estamos escovando os dentes ou penteando o cabelo, por exemplo.

O metabolismo alimentar tem uma das mais fundamentais funções, pois sempre que nos alimentamos, ele é responsável por preparar o corpo para receber o alimento enquanto mastigamos. Os carboidratos são comumente conhecidos por acelerarem o metabolismo, o que é correto afirmar, já que ao serem consumidos tendem a acelerar os músculos, sistema nervoso e as células sanguíneas. Eles são necessários para que possamos realizar com disposição as nossas atividades diárias.

Reações metabólicas

Síntese: são aquelas em que moléculas mais simples são unidas para formar moléculas de maior complexidade.

Degradação: são aquelas nas quais moléculas mais complexas são quebradas, transformando-se em outras mais simples.

aminoácidos + aminoácido + aminoácido + ........... = Proteína (Síntese)

glicogênio (quebra) = glicose + glicose + glicose + ....... + ........ (Degradação)

Anabolismo e Catabolismo

1) Catabolismo: no catabolismo, há degradação de compostos orgânicos complexos em compostos orgânicos mais simples, com libertação de ATP. São reações exoenergéticas.Ex: digestão, renovação celular

2) Anabolismo: no anabolismo, há formação de substâncias mais complexas a partir de substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com