TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nelore: Características

Resenha: Nelore: Características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Raça Nelore:Características

Entre as principais, a adaptabilidade é uma das mais destacáveis, enfrentando bem períodos de seca e alagamento de várias regiões brasileiras, principalmente no Centro-oeste onde há maior concentração.

Além disso, as fêmeas têm facilidade de parto, boa habilidade materna. Animal rústico, fértil, prolífero, longa vida reprodutiva e resistente às doenças comuns nessa região.

Apresenta precocidade sexual, os bezerros a campo nascem com 30kg em média e são desmamados entre 190 e 200 kg. Apresenta ótima conversão alimentar e a porção comestível do animal alcança 705. Por registrar uma parte traseira maior que a dianteira, gera maior quantidade de cortes nobres.

Entrevista com Paulo Rondão, zootecnista e juiz da Associação Brasileira de Criadores de Zebu

Rural Centro – Na sua opinião, qual é a característica predominante do Nelore?

Paulo Rondão – O Nelore apresenta uma série de fatores positivos, falar de apenas uma característica, exclui outra e não é o correto. O produtor, ao pensar na raça, tem que procurar uma harmonia de todos os elementos, buscar equilibrar a parte econômica, sem esquecer a parte racial, o aspecto racial.

RC – O Nelore exige algum cuidado veterinário específico ou uma alimentação diferenciada em relação às demais raças?

PR – Como qualquer outro bovino, tem que ter um cuidado especial na hora do parto. O Nelore é um animal rústico, aguenta mais o período de seca e por isso é o mais criado no Brasil, devido à sua adaptabilidade, sentindo menos os efeitos de um país tropical em comparação às raças europeias, suportando inclusive as discrepâncias climáticas do Pantanal. Não há diferença em termos de alimentação.

RC – Qual é o rendimento carcaça obtido com o Nelore?

PR – É complicado especificar o rendimento carcaça por causa das diferenças de linhagens. Antigamente, animais zerados geravam 54%. Agora, abatemos animais mais jovens, por isso rendem um pouco mesmo, ainda assim, um bom Nelore tem que gerar no mínimo 53%.

RC – Qual o conselho o senhor dá para o produtor que quer entrar na atividade, no setor de engorda?

PR – O criador deve preferencialmente procurar comprar animais de boa qualidade, aliando assim um menor tempo de engorda e um maior rendimento. Mesmo que para isso pague um pouco mais.

RC – Qual a importância do Registro Genealógico?

Este é um ponto amplamente abordado pela ABCZ. O produtor precisa aprender que ao escolher animais que conhece a genética estará melhorando a formação futura do seu rebanho. A relação custo e benefício compensa. Se o criador não comprar gado de reposição barato e sem registro, seguramente, colherá os frutos em breve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com