TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO VISUAL E EFICIÊNCIA ALIMENTAR EM ANIMAIS DA RAÇA NELORE

Por:   •  13/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.393 Palavras (18 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 18

RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO VISUAL E EFICIÊNCIA ALIMENTAR EM ANIMAIS DA RAÇA NELORE

Fernanda Vannucci Silva ¹; Carlos Henrique Cavallari Machado ²

¹ Graduando em Zootecnia, Faculdades Associadas de Uberaba, Uberaba (MG), e-mail: fervannucci@hotmail.com.

² Diretor da Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU,e- mail: carloshenrique.cavallari@fazu.br.

RESUMO: O trabalho teve por objetivo avaliar a relação da estrutura precocidade e musculosidade com o consumo alimentar residual dos animais da raça Nelore. Foram avaliados 18 animais da raça Nelore Puro de Origem – PO com Registro Genealógico de Nascimento, com idades entre 16 e 18 meses. Os animais foram divididos em dois grupos experimentais de acordo com o consumo alimentar residual: Consumo Alimentar Residual Positivo e o Consumo Alimentar Residual Negativo e foram avaliados estrutura física, precocidade e musculosidade. Os animais tiveram sua alimentação, ingestão de água e pesagem diária controlada pelo sistema Intergado® durante 24 horas. Foi utilizado o Delineamento Inteiramente Casualizado e a análise de variância foi realizada, utilizando-se o software SISVAR. As médias foram comparadas pelo teste de tukey a 5% significância e, também, foi utilizado o programa estatístico SAS (SAS Institute Inc., Cary, NC, USA, 2004) à 5% de significância para análise de correlação dos dados.

Palavras chave: Alimentação; Consumo Alimentar Residual; Estrutura Física; Musculosidade; Precocidade.

Relationship between visual evaluation and feed efficiency in animals of the Nelore

ABSTRACT: The study aimed to evaluate the relation structure of precocity and muscularity with residual feed intake of Nellore animals. They evaluated 18 animals of Nellore Pure Source - PO with Genealogical Birth Registration, aged between 16 and 18 months. The animals were divided into two groups according to the residual feed intake : Food Consumption Residual Positive and the Food Consumption Residual Negative and were assessed physical structure , precocity and muscularit. The animals had their feeding, water intake and daily weighing system controlled by Intergado® for 24 hours. It used a completely randomized design and analysis of variance was performed using the software SISVAR. The averages were compared by Tukey test at 5 % significance and, also it used the SAS statistical software (SAS Institute Inc. , Cary , NC, USA , 2004) the 5% significance for data correlation analysis .

Key words: Muscularity; Physical structure; Power; Precocity; Residual Feed Intake.

Introdução

O grande peso no custo de produção de bovino de corte não é a mão-de-obra, mas sim, o fornecimento de alimento que a cada ano vem pesando mais no orçamento do pecuarista; por essa razão que se deve pensar em animais mais eficientes para que o gasto seja reduzido e controlado. Quanto mais eficiente for o animal, este irá consumir menos, sem prejudicar sua produtividade, assim, mantendo a lucratividade do processo.

O Brasil é detentor do segundo maior rebanho comercial de bovinos do mundo, cerca de 208 milhões de cabeças em 2014, o que equivale a 20,1% do rebanho mundial (Hyberville Neto, 2014) e desde 2004 detém a liderança nas exportações, com um quinto da carne comercializada internacionalmente (MAPA, 2011 apud Morais, 2011). Portanto, a pecuária de corte nacional vêm se especializando para elevar a produtividade, visando o aumento da eficiência da produção com a padronização dos animais e dos seus produtos por meio de programas de melhoramento genético (MORAIS, 2011).

Segundo Ferreira & Sandoval (2012) sabe-se que a obtenção de lucros com a produção depende do que é consumido (“inputs”) e do que é produzido (“outputs”). Tendo isso como ponto de partida, há alguns anos, australianos estudaram e chegaram a conclusão de que mesmo sendo importante, a conversão alimentar não é passível de seleção, pois animais selecionados para tal característica possuem porte maior e terminação mais tardia, o que leva a concluir que se deve selecionar características para eficiência alimentar. Em outras palavras, usar conversão alimentar como parâmetro na seleção da eficiência alimentar em bovinos leva ao aumento no tamanho adulto das vacas, o que pode ser indesejável principalmente por comprometer a eficiência reprodutiva em condições nutricionais limitantes, bem como reduzir a conversão alimentar no setor de cria (LANNA et al., 2003 apud apud LANNA & ALMEIDA, 2004).

Uma importante fonte de diferenças entre animais quanto à eficiência de produção está na capacidade de ingestão de alimentos, em níveis acima das exigências de manutenção, durante a fase de crescimento (LEDGER et al., 1970; GONÇALVES et al., 1991; e OLIVEIRA et al., 1994 apud PEROTTO et al., 2000).

        Berg & Butterfield (1976) apud Mello et al. (2010) afirmam que existem fatores que interferem diretamente na eficiência alimentar, que são o potencial genético e a gestão do alimento sobre o consumo.

A seleção para eficiência alimentar foi colocada em um segundo plano pela indústria da carne bovina, certamente pela dificuldade de mensurar o consumo alimentar de bovinos de corte, particularmente em sistemas extensivos de produção. Outra razão para esta falta de interesse é a de que sempre se assumiu que a eficiência estaria intimamente correlacionada à taxa de ganho (Kennedy et al., 1993, e Cameron, 1998 apud LANNA & ALMEIDA, 2004).  

Segundo Castilhos et al. (2011) medir o consumo de ração individual é muito mais caro do que medir o ganho de peso apenas , o que é uma limitação para a aplicação de seleção para eficiência alimentar . Medidas precisas da ingestão de alimentos individuais, o crescimento e a eficiência da alimentação em animais requerem um teste ao longo de um período de tempo.  

        Existem algumas maneiras para se aferir a eficiência alimentar, visto que é uma característica quantitativa, e a principal é através do CAR (consumo alimentar residual), o qual permite selecionar animais que possuem menor consumo para manutenção, sem interferir no peso adulto ou ganho de peso.

        O CAR pode ser avaliado de diferentes formas, a mais simples e que exige menor investimento em infraestrutura, porém maior mão de obra é a mensuração manual, a qual consiste em alojar os animais em baias individuais e coletar diariamente sobra do alimento ofertado para cálculo do consumo. Outra forma mais sofisticada são os “kalan Gates”, muito usados em gado de leite para ofertar dietas de acordo com a categoria animal. E, a última e mais moderna tecnologia, GrowSafe, um sistema canadense, eletrônico, que permite mensuração individual do consumo alimentar mesmo com os animais permanecendo em grupo e coletando também dados de comportamento animal (FERREIRA & SANDOVAL, 2012). Podendo citar, também, o Intergado®, o qual é um cocho individual produzido no Brasil que tem por função mensurar o consumo individual do animal, assim como o GrowSafe. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (693.6 Kb)   docx (594.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com