TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nervos CranianoS

Exames: Nervos CranianoS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 2

Nervos cranianos

Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo (centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados), partem do encéfalo conectando-o a órgãos do sentido e músculos, principalmente aos localizados na região da cabeça. São 12 pares de nervos, que de acordo com o seu componente funcional podem ser classificados em motores, sensitivos ou mistos. São nervos de origem aparente, sendo numerados em algarismos romanos.

Os 12 pares de nervos cranianos são: I (Nervo Olfatório), II (Nervo Óptico), III (Nervo Óculo Motor), IV(Nervo Troclear), V (Nervo Trigêmeo), VI (Nervo Abducente), VII (Nervo Facial), VIII (Nervo Vestíbulo- Coclear), VIIII (Nervo No seguinte trabalho abordaremos um pouco mais sobre o XI Nervo, o Nervo Acessório.

O nervo acessório ou espinhal constitui, com o homólogo contralateral, o décimo - primeiro (XI) par de nervos cranianos. O nervo acessório é formado por duas raízes: uma craniana e outro espinhal. A parte craniana tem origem aparente no terço inferior do bulbo ao nível do sulco póstero-lateral, como uma série de radículas nervosas originadas da parte caudal do núcleo ambíguo do bulbo. A parte espinhal origina-se dos neurônios motores, situados na coluna ventral da substancia cinzenta medular dos níveis C1 a C5, emergindo na face lateral da medula espinhal, entre as raízes dorsais e ventrais, com trajeto ascendente para juntar se gradualmente a raiz craniana, após entrar na cavidade craniana pelo forame magno. Ao lado do bulbo, os componentes cranianos e espinhal unem-se e saem do crânio pelo forame jugular, para novamente separarem se em ramos interno e externo. O ramo interno se junta ao nervo vago e acompanha-o aos músculos da faringe e laringe, ao passo que o ramo externo inerva os músculos esternocleidomastoideo e trapézio.

É um nervo exclusivamente motor geralmente é testado observando-se as funções dos músculos esternocleidomastoideo e trapézio que são inervados por ele - Este nervo é que dá controle motor para a faringe, laringe, palato, músculos esternocleidomastóideo e trapézio têm como função a rotação e flexão cefálica, além de auxiliar a respiração, têm a função de retrair a cabeça, bem como retrair, elevar e rodar a escápula.

Trajeto do nervo: emerge do sulco lateral posterior do bulbo e atravessa o forame jugular (unindo – se ao glossofaríngeo e vago)

Estrutura: fibras motoras (eferentes)

Patologia: paralisia dos músculos da face, dificuldade na deglutição.

Glossofaríngeo), X (Nervo Vago), XI (Nervo Acessório), XII (Nervo Hipoglosso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com