TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nervos Cranianos

Exames: Nervos Cranianos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 3

Nervos cranianos.

Os nervos cranianos fazem conexão com o encéfalo. São 12 pares de nervos que recebem um nome especifico e são numerados em algarismos romanos de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. 

Os motores (puros) são os que movimentam o olho, a língua e acessoriamente os músculos látero-posteriores do pescoço. São eles:

       III - Nervo Oculomotor

       IV - Nervo Troclear

       VI - Nervo Abducente

       XI - Nervo Acessório

       XII - Nervo Hipoglosso

Os sensitivos (puros) destinam-se aos órgãos dos sentidos e por isso são chamados sensoriais e não apenas sensitivos, que não se referem à sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais são:

       I - Nervo Olfatório

       II - Nervo Óptico

       VIII - Nervo Vestibulococlear

Os mistos (motores e sensitivos) são em número de quatro:

       V - Trigêmeo

       VII - Nervo Facial

       IX - Nervo Glossofaríngeo

       X - Nervo Vago

I. Nervo Olfatório 

É um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatórios, sendo classificados como aferentes viscerais especiais.

II. Nervo Óptico 

O nervo óptico é um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somáticas especiais.

III. Nervo Oculomotor

IV. Nervo Troclear

VI. Nervo Abducente 

São nervos motores que penetram na órbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos músculos extrínsecos do bulbo ocular, que são os seguintes: elevador da pálpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblíquo superior, oblíquo inferior. Todos estes músculos são inervados pelo oculomotor, com exceção do reto lateral e do oblíquo superior, inervados respectivamente, pelos nervos abducente e troclear. As fibras que inervam os músculos extrínsecos do olho são classificadas como eferentes somáticas.

O nervo oculomotor nasce no sulco medial do pedúnculo cerebral; o nervo troclear logo abaixo do colículo inferior; e o nervo abducente no sulco pontino inferior, próximo à linha mediana.

Os três nervos em apreço se aproximam, ainda no interior do crânio, para atravessar a fissura orbital superior e atingir a cavidade orbital, indo se distribuir aos músculos extrínsecos do olho.

O nervo oculomotor conduz ainda fibras vegetativas, que vão à musculatura intrínseca do olho, a qual movimenta a íris e a lente.

V. Nervo Trigêmeo 

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com