TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nervos Cranianos E Testes Neurologicos

Trabalho Universitário: Nervos Cranianos E Testes Neurologicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 2

Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura específica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurônios no encéfalo, que são seus núcleos de origem. Eles estão ligados com o córtex do cérebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurônios das áreas motoras do córtex, descendo principalmente na parte genicular da cápsula interna até o tronco do encéfalo. Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo.

Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurônios situados fora do encéfalo, agrupados para formar gânglios ou situados em periféricos órgãos dos sentidos. Os núcleos que dão origem a dez dos doze pares de nervos cranianos situam-se em colunas verticais no tronco do encéfalo e correspondem à substância cinzenta da medula espinhal. De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos.

Os motores (puros) são os que movimentam o olho, a língua e acessoriamente os músculos látero-posteriores do pescoço. São eles:

III - Nervo Oculomotor

IV - Nervo Troclear

VI - Nervo Abducente

XI - Nervo Acessório

XII - Nervo Hipoglosso

Os sensitivos (puros) destinam-se aos órgãos dos sentidos e por isso são chamados sensoriais e não apenas sensitivos, que não se referem à sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais são:

I - Nervo Olfatório

II - Nervo Óptico

VIII - Nervo Vestibulococlear

Os mistos (motores e sensitivos) são em número de quatro:

V - Trigêmeo

VII - Nervo Facial

IX - Nervo Glossofaríngeo

X - Nervo Vago

Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crânica periférica do sistema autônomo. São os seguintes:

III - Nervo Oculomotor

VII - Nervo Facial

IX - Nervo Glossofaríngeo

X - Nervo Vago

XI - Nervo Acessório

O exame neurológico faz parte da anamnese e do exame físico geral do paciente, durante a anamnese devem ser observadas as condições do meio ambiente do paciente, de seus comportamentos emocional, físico e cognitivo. Em algumas situações é necessária a presença de algum membro da família ou amigo, que possa responder as perguntas.

A avaliação neurológica compreende 5 etapas:

• Função cerebral

• Nervos cranianos

• Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com