TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nervos Cranianos

Exames: Nervos Cranianos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

Nervos cranianos Feixes de prolongamentos de células nervosas e neurônios que inervam músculos ou glândulas, ou manda impulsos provenientes de áreas sensitivas, são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura especifica de acordo com a sua origem. Sendo dois pares se originam do prosencéfalo e 10 pares se originam do mesencéfalo e rombencéfalo. As fibras dos nervos cranianos podem ser classificados em aferentes e eferentes e divididos em somática e visceral.

Os pares de nervos cranianos são numerados em algarismo romanos para se referir à ordem em que os nervos estão posicionados da parte anterior para posterior.

Nervo Olfatório:

É constituído por numerosos nervosos olfatórios que transmitem impulsos sensoriais, que se originam na parte olfatória da mucosa das fossas nasais, atravessam a lâmina crivosa do osso etmoide e terminam no bulbo olfatório. É um nervo exclusivamente sensitivo.

Nervo Óptico:

Constituí-se por feixes de fibras nervosas originadas na região da retina que penetram no crânio através do canal óptico. Conduz impulsos dos fotorreceptores da retina do olho. Os dois nervos ópticos unem-se no quiasma óptico. Sua função de visão.

Nervo ÓculoMotor:

Os impulsos nervosos através do nervo oculomotor produzem movimentos intrínsecos e extrínsecos do bulbo do olho. Função de motricidade dos músculos ciliar que movem o olho.

Nervo Troclear:

Nervo muito pequeno e misto, que passa pelo crânio através da fissura orbital superiro da órbita. Função de motricidade do músculo oblíquo superior que causam rotação do bulbo do olho.

Nervo Trigêmeo:

É um nervo nisto com funções sensitivo e motor, responsável pelos movimentos da mastigação e percepções sensoriais da face e dentes. Os três nervos sensitivos do gânglio trigeminal respondem pelas sensibilidades como tato, temperatura e dor da face. Consiste em fibras sensitivas da metade anterior do couro cabeludo, pele da fronte, pálpebra superiro, superfície do bulbo do olho, glândula lacrimal, lateral do nariz e mucosa superiro da cavidade nasal.

Nervo Abducente:

É um nervo misto que atravessa a fissura orbital superiro da órbita para inervar o músculo reto lateral do olho. Desempenha a motricidade do músculo reto lateral do globo ocular.

Nervo Facial:

Controle dos músculos faciais, mímica facial e liberação de lagrimas e saliva. Percepção gustativa nos dois terços da língua. Apresenta fibras vegetativas que se utilizam do nervo intermédio e depois seguem pelo nervo petroso maior ou pela corda do tímpano, para inervar as glândulas lacrimais, nasais e salivares. Em síntese, o nervo facial dá inervação motora para todos os músculos cutâneos da cabeça e pescoço.

Nervo Vestíbulococlear

Nervo exclusivamente sensitivo que ocupa juntamente com o nervo facial e intermédio, o meato acústico interno. Compõe-se de uma parte vestibular e uma parte coclear que apesar de unidas em um tronco comum possuem origens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com