TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Covid -19

Por:   •  1/3/2022  •  Artigo  •  5.959 Palavras (24 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 24

A PANDEMIA DE COVID-19: UMA CRISE SANITÁRIA E HUMANITÁRIA

                               

RESUMO        

O novo Coronavírus, responsável pela pandemia denominada COVID-19, é um vírus de RNA de fita simples pertencente à família dos Coronaviridae identificado em morcegos da espécie Rhinolophus affinis, encontrados em Yunnan, na China e que, desde dezembro de 2019, tem causado uma doença cujos principais sintomas englobam febre, tosse, mialgia, fadiga, tomografia computadorizada torácica anormal, além de escarro, cefaleia, hemoptise e diarreia de forma menos comum, podendo evoluir para Pneumonia grave com quadro agudo de síndrome do desconforto respiratório (SDRA), nas formas mais severas. Embora este grupo de vírus já tenha sido causador de doenças como SARS (Síndrome Aguda Respiratória Grave) e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), suas principais rotas de transmissão (inalação de gotículas de tosse, espirro contaminadas ou por contato com as membranas mucosas orais, nasais e oculares) a maneira com a qual infecta o sistema respiratório  e a gravidade e velocidade com a qual os sintomas se agravam, tem estabelecido um enorme desafio para os sistemas de saúde mas, também, para as áreas econômicas, políticas e sociais. O presente trabalho tem como objetivo a produção de um material atual e acessível à comunidade acadêmica brasileira a respeito do novo Coronavírus por meio de uma Revisão com uma contextualização acerca do tema, a fim de criar uma linha do tempo com a descoberta, os primeiros casos, os aspectos biológicos do vírus, epidemiologia, métodos de diagnóstico e prevenção da doença.

Palavras-chave: Corona vírus. Sdra. Isolamento Social. Quarentena.

ABSTRACT

The new Coronavirus, responsible for the pandemic called COVID-19, is a single-stranded RNA virus belonging to the Coronaviridae family identified in bats of the species Rhinolophus affinis, found in Yunnan, China and, since December 2019, has caused a disease whose main symptoms include fever, cough, myalgia, fatigue, abnormal thoracic computed tomography, sputum, headache, hemoptysis and diarrhea in a less common way, which can progress to severe pneumonia with acute respiratory distress syndrome (ARDS), in more severe forms. Although this group of viruses has already caused diseases such as SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome) and MERS (Middle East Respiratory Syndrome), its main transmission routes (inhalation of cough droplets, contaminated sneezing or contact with membranes) oral, nasal and ocular mucosae) the way in which it infects the respiratory system and the severity and speed with which the symptoms worsen, has established a huge challenge for health systems but also for economic, political and social. The present work aims to produce a current and accessible material to the Brazilian academic community regarding the new Coronavirus through a Review with a contextualization on the theme, in order to create a timeline with the discovery, the first cases, the biological aspects of the virus, epidemiology, methods of diagnosis and disease prevention.

Keyword: Coronavirus. Ards. Social Isolation. Quarantine.

1 INTRODUÇÃO 

A epidemia de Coronavírus (COVID-19) tem sido um enorme desafio e tem provocado mudanças sociais, econômicas, políticas e, principalmente na área médica. Com mais de 500.000 casos e 25.000 mortes até o momento da escrita do presente trabalho e devido a indisponibilidade de uma vacina ou algum outro tipo de tratamento que seja comprovadamente eficaz, o novo coronavírus tem delineado uma série de estudos os quais tentam conhecer o máximo possível sobre suas características biológicas, os padrões e as consequências de seu padrão infeccioso.  ZHU et al (2019).

Desde dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, foi identificado um surto de pneumonia de causa desconhecida, o qual mais tarde foi atribuído a um novo tipo de vírus, de um grupo já conhecido por causar SARS (Síndrome Aguda Respiratória Grave) e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio). GUAN, (2020).

Este grupo é conhecido como coronavírus, é pertencente à Ordem Nidovirales e à família dos Coronaviridae e consistem em vírus cujo material genético é uma fita RNA única e positiva como seu genoma. GUAN, (2020).

Os sintomas clínicos típicos dos pacientes que sofreram da nova pneumonia viral foram febres, tosse e mialgia ou fadiga com tomografia computadorizada torácica anormal e os sintomas menos comuns foram produção de escarro, cefaleia, hemoptise e diarreia. THOMPSON, (2019).

Embora o surto tenha se iniciado em Wuhan, nas semanas seguintes as infecções se espalharam pela China e outros países ao redor do mundo. As comunidades científica e de saúde chinesa, responderam prontamente para permitir o reconhecimento do novo vírus e compartilhar sua sequência para o mundo.  ZHU et al (2019).

Os análogos da cloroquina vêm sendo avaliados e, em alguns estudos, demonstraram inibir a acidificação dos endossomos e exibiram, in vitro, uma atividade antiviral inespecífica em alta concentração micromolar contra uma ampla faixa de vírus, como os vírus HIV, dengue, hepatite C, chikungunya, gripe, Ebola, SARS, MERS e, mais recentemente, COVID-19. HEYMANN, (2020).

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a pandemia da Covid-19 e os seus impactos na sociedade; apresentar as formas de contágio, tratamento e medidas de prevenção preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.

Este estudo constitui em uma revisão bibliográfica de caráter analítico a respeito da pandemia da Covid-19, com a finalidade de compreender os elementos essenciais para o desenvolvimento da temática em questão.

Para o aporte teórico foi realizado um levantamento bibliográfico contido em livros e artigos científicos, com o intuito de recolher informações e conhecimentos prévios sobre o assunto. Os sites de busca que utilizados para foram:  Scielo, Caps, Pepsic e Doi. Após a seleção do material, foi feita a leitura exploratória e analítica dos textos, finalizando com a redação do trabalho.

As palavras-chave usadas foram: Produção científica, pandemia, avaliação, saúde mental, contexto atual.

Quanto à tipologia da abordagem do problema, será analítica, pois a pesquisa possui comparações, interpretações e descreve várias situações no decorrer do trabalho.

As palavras-chave usadas foram: corona vírus, sdra, isolamento social, quarentena.

             Quanto à tipologia da abordagem do problema, será analítica, pois a pesquisa possui comparações, interpretações e descreve várias situações no decorrer do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com