TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clínico Estética Corporal

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ESTUDO DE CASO

 

CONSIDERAÇÕES: atividade em grupo, vale 14 pontos

 

Mulher 30 anos, casada, tem um filho, reside em Salvador-Ba, pesa 87KG, altura 1,69m. Procurou a clínica de estética com queixa de celulite em glúteos, gordura localizada e estrias em região abdominal. Informa que está muito incomodada e quer tratar essas disfunções.

Na anamnese nega antecedentes patológicos e alergias medicamentosas ou cosméticas, informa  que há dois anos não realiza exames médicos e aumentou de peso rapidamente nos últimos 8 meses, faz uso de anticoncepcional regularmente.  A mãe é diabética e hipertensa. Quanto aos hábitos de vida a alimentação é muito rica em carboidratos, bebe pouca água e trabalha muito tempo sentada em escritório, mas  realiza caminhada duas vezes na semana. Informa que  nunca realizou procedimentos estéticos anteriormente. No exame físico o profissional identificou estrias em regiaõ abdominal, Celulite grau III em glúteos e grau II em região posterior da coxa, gordura localizada mais evidenciada em região abdominal e quadril.

[pic 2][pic 3] 

[pic 4]           

Com base na anamnese e no registro fotográfico responda:

  1. Qual o biótipo corporal da paciente?

o biótipo dela se encaixa no grupo dos endomorfos , possui gorduras localizada e celulite, o endomorfo tem facilidade de ganhar massa muscular,  baixa estatura, corpo mais arredondado e mais largo, de forma que as mulheres com esse biotipo apresentam quadril mais largo, associado ao formato de uma pera, dificuldade em perder gorduras além das características de endomorfo a mesma não toma água corretamente e  não tem hábitos saudáveis de alimentação embora faça caminhada duas vezes por semana ainda trabalha sentada em escritório.

  1. Quais as características da celulite Grau 2 e grau 3?

 A celulite é o nome vulgar para uma disfunção corporal denominada lipodistrofia ginoide e ela é caracterizada pelo aspecto “ondulado” da pele, sendo comparado com uma casca de laranja. Ela pode ser classificada em graus, onde entre eles temos o 2 e 3, o grau 2 é caracterizado pela visualização dos “furinhos” sem precisar comprimir a pele pois o sistema linfático está mais afetado, já o grau 3 apresenta nódulos claramente visíveis, com presença de dor e inchaço bem evidente.

  1. Qual a fisiopatologia envolvida:
  1. No Fibro Edema Geloide (celulite)

A lipodistrofia ginóide é descrita como sendo uma distrofia celular complexa, com alterações do metabolismo hídrico, levando a uma saturação do tecido conjuntivo. A fisiopatologia deste processo com o aparecimento de fibrose tecidular, por uma crescente proliferação de fibroblastos em volta de células adiposas, associada a uma falha progressiva da circulação periférica e à falha metabólica no tecido adiposo.

  1. Na Gordura localizada (lipodistrofia localizada ): acúmulo em excesso de tecido gorduroso  em determinadas partes do corpo por uma predisposição individual. A gordura é distribuída levando em consideração o padrão hereditário e pode estar associado a uma enzima denominada lípase proteica responsável  pela limitação do ritmo de captação dos triglicerídeos pela célula adiposa. O acumulo de gorduras  está diretamente relacionado a quantidade insuficiente  de lípase proteíca que está sendo produzida para a sua queima, pois para que esta seja utilizada como energia é necessário que ocorra a lipólise (quebra das moléculas de gordura).

 

  1. Nas estrias :

As estrias aparecem como lesões eritemato-purpúricas que evoluem para alterações brancas e atróficas. Ainda podem ser consideradas cicatrizes resultantes da lesão dérmica dos tecidos de conexão, nas quais o colágeno cede em resposta às forças estressoras locais.

A patogênese ainda não é inteiramente conhecida. Os estudos científicos reconhecem seu caráter multifatorial e vêm explanando os vários fatores sugeridos em sua origem. As mudanças nas estruturas que aguentam forças tênsil e elasticidade geram um “afinamento” do tecido conectivo  que, aliado a maiores tensões sobre a pele, produzem as estriações cutâneas.

  1. Quais exames laboratoriais você solicitaria com base na anamnese e por quê?

Exames: Dosar níveis de glicose, perfil lipídico, ureia e creatinina.

justificativa: Dosar os níveis de glicose e verificar perfil lipídico devido ao histórico familiar da paciente, ganho de peso repentino concentrados principalmente na região abdominal (que é um fator de risco para hipertensão), o sedentarismo e a utilização de anticoncepcional que também aumenta os riscos. A dosagem de ureia e creatinina é necessária para avaliar a função renal da paciente justificado pela rotina e risco de hipertensão.

  1. Faça um plano de tratamento  domiciliar baseado na cosmetologia e fitoterapia para as três disfunções apresentadas e orientações sobre mudanças de hábitos.

Gordura localizada:

Ter o consumo de.

L-Carnitina Este aminoácido possui a ação de liberação de gordura intracelular. Ela auxilia a levar os ácidos graxos que se desprendem da molécula de gordura, para serem transformados em energia. Assim, a L-Carnitina carrega os ácidos graxos até o órgão que está precisando de energia. Em caso de atividade física, ela transporta estes ácidos para serem eliminados pelo organismo através do suor. Dessa forma, é um ativo eficaz na redução da gordura localizada.

 A cafeína, ou xantina, é um composto orgânico estimulante que pode ser encontrado no café, no chá-verde, no cacau ou em outros alimentos. A cosmetologia começou a enxergar este composto com bons olhos pelo seu potencial lipolítico. Ou seja, a cafeína possibilita a quebra da gordura corporal, chamada de triglicerol. O triglicerol é dividido e entra em nossa corrente sanguínea, sendo eliminado pelo nosso corpo através do suor, fezes ou outros meios. Dessa maneira, o corpo elimina a gordura localizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com