TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comentário do Vídeo ''O que é saúde''

Por:   •  7/11/2021  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

O que é saúde?

Por muito tempo o conceito de saúde se reduziu a ausência de doenças, mas em 1946 surgiu uma nova definição – advinda da Organização Mundial Da Saúde (OMS) – que engloba um estado de total bem-estar físico, mental e social. Ainda que abrangente, existe algumas incógnitas nesse conceito, deixando brechas para algumas perguntas como: a saúde é passível de ser medida?

Mesmo sabendo que a saúde transcende a óptica cientifica, vários aspectos interferem no que ela seria. Tratando-se de um equilíbrio instável, onde todos nós somos sadios e doentes, desenrola-se uma busca por serviços que proporcione o bem-estar e consequentemente existe uma economia baseada no estado de valor monetário em volta da saúde, sendo assim, objetificada e tornando-a como algo de passível aquisição. Segundo Naomar De Almeida, o estado moderno se preocupa com o sistema de saúde apenas para manter a força de trabalho vital para produção, afinal existindo apenas pessoas saudáveis não haveria a possibilidade de vender intervenções em prol do bem-estar.

A busca pela equidade é uma das bases do sistema de saúde brasileiro, uma política pública que a todo tempo se contradiz da realidade. A constituição brasileira defende a saúde como um direito de todos, mas ainda não há um equilíbrio em decorrência das interferências capitalistas. Comparando as condições sociais em que as pessoas vivem ou trabalham, torna-se visível que alguns grupos da população são mais saudáveis que outros. É fato que, determinantes socioeconômicos ou ambientais não deveriam influenciar no acesso totalitário a tratamentos de saúde, mas a iniquidade se faz presente na nossa sociedade. Dina Czeresnia, relaciona a iniquidade como uma fronteira a saúde coletiva, que exige uma compreensão sobre a vivência na sociedade e busca entender o que é a saúde e como podemos demandar o acesso a ela de forma equitativa.

Naomar De Almeida, afirma que saúde é um direito de todos e dever do Estado, o que acaba politizando um valor ideal há algo onde é necessário existir uma luta coletiva afim de mitigar o acesso parcial ao sistema de saúde brasileiro, já que às singularidades e necessidades de cada um não são levadas em conta. Desse modo, o vídeo retrata as dificuldades de um sistema que seja capaz de garantir o necessário a todos, portanto, a saúde é abrangente, vai do científico ao político e não é passível de ser medida ou conceituada, mas ainda que sem conseguir defini-la, conseguimos entendê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com