TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecer diferentes cenários de saúde do sistema local

Por:   •  22/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

                   Universidade Federal de Juiz de Fora- Campus Governador Valadares

[pic 1]

                Trabalho de Campo 2-

                                  Conhecer diferentes cenários de saúde do sistema local

Aluna: Michaelly Moreira Siqueira                                                Matrícula:201407058

Professor: Marcos Alex Mendes da Silva                                     Curso: Medicina

Período: Primeiro

Roteiro da visita:

No dia primeiro de julho foi feita uma visita ao CERSAM (Centro de Referência em Saúde Mental), quem nos acompanhou na visita foi a Priscila que é coordenadora do CERSAM e psicóloga.

Descrição do local:

O CERSAM é um espaço relativamente pequeno, possui dois andares. No andar de cima da construção se localizam a coordenação e salas com assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A frente dessas salas se encontra o hall onde os pacientes e familiares esperam até serem atendidos por esses profissionais. Este hall possui quadros que foram feitos por um dos pacientes do CERSAM.

No andar de baixo encontra-se, logo na frente do portão, uma horta feita nas oficinas. Dentro do prédio no primeiro andar está a recepção, a sala do médico psiquiatra, de mais psicólogos, a sala de enfermagem e uma pequena sala de observação que contem equipamentos médicos no caso de surtos dos pacientes. Existe também uma área na qual os pacientes almoçam e fazem também oficinas terapêuticas.

Perguntas para Priscila:

O CERSAM atende em Governador Valadares e em cerca de 22 a 25 microrregiões, aproximadamente 13600 pacientes, entre ativos e passivos em um sistema rotativo. Esses pacientes podem vir da atenção primária, do hospital municipal ou por demanda espontânea em casos de crise, fazendo do CERSAM, assim, uma unidade de atendimento ambulatorial para os casos de emergência sem, portanto, necessidade de uma marcação de consulta.

O CERSAM não tem fila de espera. O paciente é recepcionado e, em seguida, atendido pelo médico. Caso já tenha sido atendido alguma vez, através de seu registro, será encaminhado a seu técnico de referência (psicólogo) e este decidirá por qual tratamento o paciente irá passar. As modalidades de tratamento são a intensiva, na qual o paciente fica o dia todo no local (PD – permanência/dia), e a semi-intensiva na qual o paciente vai até o centro duas ou três vezes por semana. O centro funciona das 8 às 18 horas, possui dois psiquiatras que fazem escala, um atendendo em cada turno, e a partir das 18hrs todos os pacientes são liberados.

Há casos em que após o paciente receber alta, é necessário voltar para a UBS (Unidade Básica de Saúde), ou PSF (Programa de Saúde da Família), voltando à Atenção Primária (contra referência), para Ambulatório de Saúde Mental, para o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) ou para o Hospital Municipal (referência). Além disso, quando são necessários exames complementares laboratoriais, o paciente é encaminhado para a policlínica e no centro fazem somente a prescrição e administração de medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com