TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fisioteg Na Reabilitação De Lutadores De Mma

Trabalho Escolar: O Fisioteg Na Reabilitação De Lutadores De Mma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

As artes marciais são de origem milenar, muitas de origem oriental. A china é o berço das artes marciais, não são definida a precisão de suas origens, desde que não se trata de uma ação isolada de um grupo, se trata de uma construção socialcultural, que foi modificada e adaptada gerando novas modalidade ao longo dos anos para cada continente e pais.

Com a criação dos jogos olímpicos algumas modalidades de artes márcias se tornaram esportes oficiais dos jogos olímpicos como boxe, judô, taekwondo, esgrima e wrestling(COMITE OLIMPICO INTERNACIONAL,2011).

Nos anos 90 por influencia da família Gracie o MMA se profissionalizou nos EUA california, para promover o jiu jitsu, Rorion Gracio criou um evento o Gracie Challenge, onde ele e seus irmãos desafiavam qualquer lutador de outra modalidade, mostrando que o jiu jitsu era a arte marcial mais eficaz após derrota oponentes mais fortes, o que no começo fico conhecido como vale-tudo. Desde então o esporte e o que mais cresce em popularidade e estrutura, como em capital envolvido. Em 1993 surge maior evento de vale tudo o Ultimate Fighting Championship (UFC) realizado nos EUA. No século 21 o MMA tornou-se um esporte praticado em altíssimo nível,com regras rígidas que tem como principal objetivo manter a integridade física dos atletas, e garantindo bastante entretenimento ao publico.

Por se trata de um esporte bastante lesivo, e os atletas sempre ir ate o overtraining, riscos de lesão antes e depois do combate e grande. Fisioteg iria agir primeiro na prevenção de distúrbios cineticofucionais causados pela rotina de treino exaustivas, fortalendo todo o sistema musculo esquelético, através de um mistura de técnicas fisioterapêutica como terapia manual, treinamento funcional e de principal a plataforma vibratória. Conjunto dessas terapia surgiu uma nova técnica que esta em fase inicial, porem com ganhos significativos no seu tratamento. Espera-se que por meio deste da plataforma vibratória, haja um fortalecimento do conjunto musculo esquelético, uma vez que há evidencias do seu desempenho através do tratamento vibratório como via ativação musculo reflexa (GUINA,2006). Espera-se com isso melhor performance dos atletas que forem submetidos ao tratamento Fisioteg e que esse contribua com a ciência na área da saúde, tratando-se de um esporte novo e que só cresce que é o MMA, recurso terapêutico novo como esse seria uma inovação para fisioterapia os bons resultados obtidos por ele, abrindo caminho para novos estudos. Acredita-se que haverá uma melhora no grau de força muscular visto que a plataforma vibratória tem bastante influencia excitatória nos músculos expostos (TORVINEN et al . 2002)

Objetivos

Descrever os efeitos da Fisioteg na reabilitação e prevenção de lesões em lutadores de MMA.

Objetivo especifico

1. os efeitos do tratamento nos atletas lesionados

2. atleta esta tendo resultado mais rápido que em outros métodos

3. técnica da plataforma vibratória esta sendo eficaz para os atletas

Revisão de literatura

1-Plataforma vibratória

A utilização de vibração como recuso terapêutico não e uma novidade tecnológica dos tempos atuais. Teve inicio por um medico sueco Gustav Zander,o qual construiu 70 maquinas de exercícios diferentes, as quais foram apresentadas em duas feiras internacionais e hoje são conhecidas internacionalmente. Os primeiros experimentos com os efeitos da vibração no musculo humano foram realizados Poe Rood 1860 (POLONYOVA,2001).

Depois de alguns anos o Dr John Harvey kellogg em 1985 inventou uma maquina de vibração para o corpo inteiro em múltiplas direções, era indicada para curar prisão de ventre e dor na coluna. Mas foi o cientista alemão W. Biermann em 1960 que percebeu potencial da vibração, estudando a estimulação neuromuscular rítmica através de vibração por ciclos. Concluído que que existia uma ação sobre a cadeia musculo esquelética, por razão do musculo contrair e relaxar involuntariamente em resposta a uma vibração que e ajustável em frequência, duração e amplitude faz o musculo seja estimulado de uma forma menos arriscada e estressante (HENN, sd)

1- Aspectos fisiológicos do treinamento do atleta de MMA

Para Santos; Gonzáles; Iscar Brime; Fernandez; Egocheada; Rodrigues e Montoliu (2010), dentro dos esportes de combate, existe a predominância do sistema anaeróbico. Contudo, segundo Buse e Santana (2008), a presença do sistema aeróbico nesses esportes também é evidenciada, sendo que uma luta de MMA tem 3 ronds com duração de 5 minutos e intervalo de 1 minuto, 50% de ATP via metabolismo aeróbico. Toda via, tanto os sistemas anaeróbio como o aeróbico devem ser trabalhados dentro de um plano de tratamento e treinamento. O conhecimento do perfil fisiológico e a adequação dos atletas de elite é importante para determinar as capacidades associadas com o sucesso competitivo.

2- Preparação Fisica no MMA

No MMA o objetivo do treinamento físico é criar um ambiente com pior cenário possível, imitando efetivamente uma situação real de competição. Um programa de condicionamento para estes atletas pode ser um desafio, pelas seguintes razões: 1. A maior parte do tempo de formação deve ser dedicado ao desenvolvimento de habilidades em todos os aspectos do combate, como jiu jitsu, boxe, kickboxing, muay thai e wherstlin. 2. A possibilidade de over training( excesso de treinamento) devido aos rígidos treinamentos. 3. Dar tempo de descanso para a recuperação. 4. Sintetizar todas as variáveis em um programa de treinamento eficaz e periodizado. No MMA alguns atletas preferem a luta de submissão, enquanto outros optam por ser straiker. É importante uma estratégia diferente para enfrentar adversários oriundos de uma arte marcial, alterando a natureza do preparação para cada luta. Por exemplo, o atleta pode querer concentra sua estratégia na luta em pé ( boxe, kickboxing e muay thai) ou na parte de solo que colocar adversário no chão ( wherstlin, jiu jitsu e judô). Além disso alguns lutadores tem a estratégia imprimir um ritmo alto no começo do combate, porem tem dificuldade em manter o ritmo nos rounds seguintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com